Secretário de Estado do Ambiente e da Energia participa em sessão sobre Comunidades de Energia Renováveis no auditório municipal

Segunda, 21 De Novembro De 2022

João Galamba, Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, participa no dia 30 de novembro, quarta-feira, no Auditório Municipal da Batalha, na sessão de esclarecimento "A Implementação de Autoconsumo Coletivo e Comunidades de Energia Renovável nos Municípios".

A iniciativa, que decorre das 09h30 às 12h30, resulta de uma organização conjunta da ADENE - Agência para a Energia, DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia e do Município da Batalha e visa apresentar as vantagens da implementação de sistemas de autoconsumo e das Comunidades de Energia.

Na sessão serão também abordados os principais aspetos relacionados com o quadro legal que regulamenta o autoconsumo no nosso país permitindo que, para além da produção, os autoconsumidores partilhem, armazenem e vendam a energia excedente.

Face a este novo paradigma, que privilegia o autoconsumo coletivo com claras vantagens associadas à redução da fatura energética, serão apresentadas as Comunidades de Energia Renováveis de Sines, Évora e Cascais.

Inserido no programa desta sessão decorrerá a assinatura de constituição da Associação ACERBatalha - Associação da Comunidade de Energia Renovável que junta entidades públicas e empresas e que visa aumentar a eficiência energética e da utilização de fontes de energias endógenas nas empresas e nas instituições do Concelho da Batalha.

As inscrições para a participação na sessão devem ser realizadas através do email gae@cm-batalha.pt podendo a mesma ser acompanhada através de streaming, mediante solicitação prévia de acesso.

Consulte aqui o programa da sessão