“Procissão Noturna de Nossa Senhora do Fetal” integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

Sexta, 19 De Setembro De 2025

O Património Cultural, Instituto Público (IP), decidiu favoravelmente sobre a integração da “Procissão Noturna de Nossa Senhora do Fetal”, popularmente conhecida por “Procissão dos Caracóis”, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, após a conclusão do período de consulta pública. A decisão foi publicada hoje, dia 19 de setembro, em Diário da República pelo Património Cultural, IP.

«Congratulamo-nos com esta decisão que classifica a Procissão Noturna de Nossa Senhora do Fetal como Património Cultural Imaterial, e assim reconhece a importância de manter viva uma tradição tão peculiar, criada anualmente por toda a comunidade. Esta conquista é uma aspiração antiga e que agora se torna real», destaca Raul Castro, presidente do Município da Batalha.  

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, tutelado pelo Município, submeteu em janeiro de 2024 a candidatura para a inscrição desta festa religiosa no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, com a colaboração da Junta de Freguesia de Reguengo do Fetal, a Comissão da Igreja Paroquial do Reguengo do Fetal, e da comunidade desta freguesia e seus emigrantes. O processo de candidatura incluiu informação sobre a importância histórica, devocional e patrimonial desta manifestação religiosa, acompanhado de fontes escritas, orais, webgrafia, fotografias, peças e artigos divulgados na comunicação social, filmes, documentários e arquivos sonoros.

A procissão da Nossa Senhora do Fetal tem na sua origem o milagre da aparição de Nossa Senhora do Fetal a uma jovem pastora. A singularidade desta festividade é a iluminação noturna criada a partir dos pavios colocados em cascas de caracol, utilizadas como lucernas, dispostas em vários locais, desenhando com luz, saudações à Virgem, através de cruzes, tronos, moinhos, animais, que decoram paredes, muros, e casas, criando um ambiente único e propício à devoção espiritual.

Este ano esta festividade está marcada para os dias: 27 de setembro, data em que decorre a primeira procissão noturna, onde a imagem da Nossa Senhora do Fetal parte do Santuário de Nossa Senhora do Fetal, localizado no alto da aldeia, para a Igreja Matriz - Nossa Senhora dos Remédios, situada no largo principal da freguesia; e 4 de outubro, data em que decorre a segunda procissão noturna que fará o percurso inverso.

Top