Prémio de Arquitetura “Mateus Fernandes” distingue projeto de requalificação no Largo da Praça da Fonte
Segunda, 11 De Fevereiro De 2019
Sara Saragoça Soares, arquiteta e natural do Concelho da Batalha, é a vencedora da segunda edição do Prémio de Municipal de Arquitetura “Mateus Fernandes”, iniciativa que pretende distinguir projetos de requalificação do espaço público e que na presente edição se dedicava ao Largo da Praça da Fonte, na Freguesia de Reguengo do Fetal.
A escolha do Largo da Praça da Fonte levou em linha os efeitos da tempestade Ana que, em 2017, derrubou a palmeira centenária existente neste largo centenário da sede de freguesia, assumindo-se como um símbolo histórico, mas também afetivo desta aldeia.
Das diversas propostas submetidas a concurso, o projeto vencedor reuniu a preferência de 57% das votações, realizadas presencialmente e através de questionário online numa consulta pública que reuniu mais de uma centena de participações.
A proposta vencedora concentra-se nos aspetos físicos da centenária Praça da Fonte, contemplando o projeto a instalação de uma nova palmeira no mesmo local da palmeira que pereceu à tempestade, acrescentando novos elementos arbóreos ao espaço e integrando a revitalização da zona exterior do mercado existente.
A cerimónia de entrega do Prémio Municipal de Arquitetura “Mateus Fernandes” decorreu na Junta de Freguesia de Reguengo do Fetal e na sessão, o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, afirmou “tratar-se de uma decisão importante para o Concelho da Batalha e para o Reguengo do Fetal, atendendo à dimensão afetiva que o Largo da Praça da Fonte representa para os munícipes”.
O Autarca, enfatizou a qualidade da proposta arquitetónica, “antevendo que o resultado final devolverá o Largo da Praça da Fonte aos residentes, mas também aos visitantes e aos turistas que anualmente procuram esta freguesia”.
O Prémio Municipal de Arquitetura “Mateus Fernandes”, instituído pela Câmara Municipal da Batalha, atribui ao projeto vencedor 5 mil euros.
A Câmara Municipal irá desenvolver os estudos complementares de forma a concretizar o projeto de requalificação do Largo da Praça da Fonte, no Reguengo do Fetal, que se encontra previsto no Plano Plurianual de Investimentos com uma dotação financeira de 115 mil euros.