População chamada a pronunciar-se sobre propostas de reabilitação urbana da Freguesia da Golpilheira
Segunda, 22 De Junho De 2020
Decorre até ao dia 30 de junho o período de discussão pública dos projetos submetidos ao Concurso de Arquitetura “Mateus Fernandes”, iniciativa instituída pela Câmara Municipal da Batalha em 2016 e que como principal objetivo a promoção, a valorização e a salvaguarda do património arquitetónico e urbanístico do Concelho da Batalha.
Depois de o concurso ter versado sobre a Praça da Fonte, no Reguengo do Fetal, a presente edição do prémio distinguirá a melhor proposta para a requalificação do Espaço Público envolvente ao Centro Cívico da Freguesia Golpilheira.
A opção do Município da Batalha em associar esta iniciativa de reabilitação urbana à Freguesia da Golpilheira relaciona-se com a criação, em 2019, da Área de Reabilitação Urbana (ARU) e que concretiza uma estratégia de investimento a curto e médio prazo para toda a zona central desta localidade.
Refira-se que a ARU da Golpilheira visa contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente urbano da freguesia, incentivando as intervenções na recuperação e/ou requalificação do edificado, procurando promover a fixação da população, estimular as atividades económicas e beneficiar as condições de mobilidade.
“A Golpilheira é um lugar com forte tradição religiosa, onde as atividades recreativas, desportivas e culturais assumem um papel preponderante na vida da comunidade, pelo que a presente edição do concurso valorizará o espaço público e as principais atividades da freguesia”, defende o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos.
Atendendo à importância dos projetos submetidos a concurso, toda a população será chamada a participar no período de discussão pública, estando as propostas disponíveis para consulta na Junta de Freguesia da Golpilheira e no Centro Recreativo.
Poderão ainda as propostas ser acedidas através do link https://forms.gle/TgAVPuf5Qw16mjQh9 estando ainda disponível um questionário online para preenchimento.