Município da Batalha acolhe apresentação de plano de resposta operacional para eventual sismo em Lisboa

Quinta, 21 De Novembro De 2024

O Município da Batalha acolheu no dia 20 de novembro a reunião de apresentação do Plano de Risco Sísmico da área metropolitana de Lisboa e concelhos limítrofes, dirigido aos responsáveis das corporações de bombeiros dos municípios do distrito de Leiria, a quem competirá apoiar as estruturas da zona geográfica de Lisboa em caso de sismo.

Na reunião foram detalhadas todas as etapas do Plano Prévio de Intervenção para os municípios de sustentação operacional, ao nível das comissões distritais de Proteção Civil, das estruturas de comando, dos postos de comando sub-regional e municipal, das zonas de receção de reforços e de concentração e reserva. O plano preconiza que as estruturas de Leiria dão apoio a Lisboa, em que os concelhos do distrito de Leiria têm já definidos os concelhos de Lisboa aos quais devem dar resposta, e constituem-se como um teatro autónomo de operações. Por exemplo, o concelho da Batalha fará a sustentação ao concelho de Odivelas.

Durante a sessão houve espaço para a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas dos responsáveis participantes. Raul Castro, presidente do Município da Batalha, agradeceu a presença de todos, sublinhando que «é muito importante planear e preparar uma resposta operacional em caso de sismo ou de outra catástrofe natural, não só em Lisboa, mas também na nossa área geográfica», e rematou disponibilizando os espaços do concelho para futuras reuniões. 

Top