Medalha de Honra

Domingo, 30 De Maio De 2021

O presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, foi um dos distinguidos pela Liga dos Combatentes com a Medalha de Honra Mérito Ouro, na cerimónia do “Dia Internacional dos Capacetes Azuis”, que decorreu este sábado, no Forte do Bom Sucesso, em Belém.

Por deliberação da direção central da Liga, o autarca recebeu esta Medalha como reconhecimento da permanente disponibilidade e pronto apoio dedicado pela Câmara Municipal à Instituição.

Refira-se que, ao longo dos anos, o Município da Batalha tem sido parceiro do Núcleo da Batalha da Liga dos Combatentes, um dos mais dinâmicos do país, apoiando e associando-se às suas atividades e aos seus projetos, sendo esta uma das instituições que anualmente celebra os Contratos-Programa de Apoio ao Desenvolvimento Social do Concelho. Mais recentemente o Núcleo da Batalha beneficiou da cedência de novas instalações, no antigo Centro de Artesanato.

Por outro lado, os ex-combatentes têm merecido, por parte deste Município, diversas homenagens com o objetivo de perpetuar a memória de todos aqueles que tombaram no campo de batalha e deram a sua vida em prol do seu país. O “Monumento ao Combatente”, no Largo do Condestável, junto ao Mosteiro da Batalha, é o mais recente exemplo desses tributos que a Autarquia e a comunidade batalhense têm feito a estes homens, uma reivindicação de várias décadas e inaugurado pelo Presidente da República no passado dia 9 de abril, Dia do Combatente e da Batalha de La Lys.

Refira-se que a Liga dos Combatentes é uma instituição fundada por combatentes da 1ª Grande Guerra, em 1923, para apoio dos que nela se bateram e que “se orgulha de ter mantido, bem viva até hoje, a memória dos que ali caíram ou lutaram”.

No dia em que Paulo Batista Santos recebeu esta distinção da Liga dos Combatentes, assinalou-se o Dia internacional dos Capacetes Azuis da Organização das Nações Unidas (ONU), uma cerimónia de homenagem a todos os homens e mulheres que integraram missões para restaurar e manter a paz em zonas de conflito.