COVID-19: Batalha aprova novas medidas de contenção e agenda reunião extraordinária para aprovar plano local de apoio às famílias, instituições sociais e empresas
Sexta, 13 De Março De 2020
No âmbito do trabalho que a Câmara Municipal da Batalha (CMB) tem vindo a desenvolver na gestão do processo do Covid-19 / Coronavírus, tornamos públicas as medidas que vamos implementar desde já, procurando dar contributo para suster a propagação do vírus e o consequente crescimento da doença, em articulação com a Autoridade de Saúde Local, bem assim informar sobre plano local de apoio às famílias, instituições sociais e empresas.
No quadro das orientações da Direção Geral da Saúde (DGS) e das medidas aprovadas em reunião do Conselho de Ministro de 12 de março, em defesa da saúde da Comunidade e mitigação dos impactos desta situação de pandemia, anunciamos:
- O reforço das medidas de contenção e de meios, para reduzir o risco de contágio nos Edifícios Municipais onde se prestam serviços aos Cidadãos.
- O cancelamento total das atividades do Complexo de Piscinas da Batalha, Museu da Comunidade Concelhia Batalhense, Academia Sénior, do Programa “Mova Sénior” e demais atividades que envolvam a população sénior, pela suscetibilidade dos equipamentos e elevado risco de contágio segundo as indicações da DGS.
- O cancelamento de todos os eventos noutros equipamentos municipais, que promovam a concentração de pessoas, nos termos definidos pela DGS, sejam da iniciativa da CMB, sejam de outras entidades, incluindo visitas de grupo em Espaços Municipais.
- Proceder ao encerramento ao público da Biblioteca Municipal “José Travaços Santos”, inclusive, do Polo de São Mamede.
- Suspensão da realização de feiras cuja abrangência não seja estritamente de cariz local, designadamente a Feira Semanal de 2ª Feira e a Feira de Velharias.
- A CMB adotará medidas complementares em devido tempo, na medida do que se entenda necessário e útil, e no cumprimento das decisões e das orientações da Autoridade de Saúde / Ministério da Saúde / Governo de Portugal.
- Recomendar às Associações e às Juntas de Freguesia do Município da Batalha, a adoção de medidas de natureza análogas a estas, não realizando ações que promovam a concentração de pessoas e a sua desnecessária circulação.
- Solicitar aos Cidadãos que utilizem os Serviços Municipais pela via do contacto telefónico ou email, evitando o mais possível a presença física.
- Exortar os Cidadãos a assumirem com calma e rigor comportamentos que garantam o imprescindível contributo individual, com a adoção das medidas de proteção divulgadas pela DGS, nomeadamente no que respeita ao relacionamento social, à higiene pessoal e à sinalização de sintomas e situações de risco à Autoridade de Saúde.
- A CMB no cumprimento das suas obrigações legais e da sua opção política de gestão solidária do Município da Batalha, com Cidadãos, Associações, Juntas de Freguesia, Empresas, Entidades Públicas e Privadas, vai continuar a acompanhar este processo do Coronavírus com a máxima atenção e diligência, cuidando também de acompanhar e apoiar na medida do necessário e do possível, a recuperação da atividade económica e apoio social às famílias, nomeadamente no que respeita à gestão dos impactos negativos provocados pela crise do Covid-19, fazendo aprovar na próxima segunda-feira, dia 16 de março, em reunião extraordinária da Câmara Municipal, um plano local de apoio às famílias, em particular às famílias com crianças e idosos a seu cuidado, instituições sociais e empresas, com uma dotação inicial até ao valor de meio milhão euros.
O Município da Batalha deixa um alerta:
Se tiver de ficar em quarentena siga as recomendações da DGS à risca, não ande a passear.
- Proteja-se devidamente.
- Lave bem e frequentemente as mãos.
- Evite aglomerados de pessoas.
- Siga as indicações de saúde.
- Não entre em pânico, mas tenha os devidos cuidados de prevenção.