Controlo e monitorização de mosquito Aedes albopictus
Segunda, 30 De Novembro De -1
No dia 30 de julho, foi identificado em Pombal um mosquito da espécie Aedes albopictus. Os mosquitos desta espécie são importantes em termos de saúde pública porque podem ser portadores de vírus causadores de doença em humanos.
Até ao momento não foram detetados quaisquer mosquitos infetados no território nacional, nem casos autóctones (originados em território nacional) de doença. No entanto, a espécie está agora identificada em todas as Regiões do País, sendo importante implementar estratégias de prevenção.
Recomenda-se:
- Limpeza, esvaziamento e/ou eliminação de pequenos reservatórios de água estagnada (vasos e pratos de vasos, baldes, jarras, pneus, latas e outros resíduos sólidos abandonados que acumulem água, entre outros);
- Tapar reservatórios de água estagnada (poços, fossas, tanques);
- Limpar e tratar a água das piscinas (e tapar quando não estão a ser utilizadas).
Seja um agente ativo no controlo e monitorização. Cada um pode fazer a diferença.
De referir que no município da Batalha, não foi ainda detetada nenhuma das espécies Aedes. Para mais informações, poderá consultar os documentos em anexo ou utilizar os canais da Unidade de Saúde Pública da Região de Leiria, para os seguintes contactos:
- Serviço de Saúde Pública da Batalha, Rua da Freiria, 2440-062 Batalha, Telefone: 244 769 920, Email: batalha@arscentro.min-saude.pt