Candidaturas ao alargamento da rede de equipamentos sociais no Concelho ascendem a 4 milhões de euros

Domingo, 13 De Março De 2022

As instituições do Concelho da Batalha ligadas ao Setor Social, submeteram ao PRR no âmbito do aviso - N.º 02/C03-i01/2021 RE-C03-i01.m01 – Requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais - candidaturas cujo valor da execução física ascende a mais de 4 milhões de euros.

Os projetos submetidos ao Plano de Recuperação e Resiliência referem-se à creche municipal, ao Centro de Dia a instalar na Golpilheira, pela Misericórdia da Batalha, ao Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, projeto a ser gerido pela Casa do Mimo e à Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas, a implementar na Freguesia de São Mamede pelo Centro Social e Paroquial de São Mamede.

O aviso em referência tem como objetivo reforçar, adaptar, requalificar e inovar, nos lugares intervencionados, ou a intervencionar, respostas sociais dirigidas às crianças, às pessoas idosas, às pessoas com deficiência e às famílias.

Preconiza-se ainda como objetivos a cumprir com a nova rede de equipamentos sociais, a promoção da natalidade e do envelhecimento ativo e saudável, mas também a inclusão e a promoção da autonomia e da conciliação entre a atividade profissional e a vida pessoal.

Ainda no âmbito do PRR, mas na componente do Programa de Alojamento Estudantil a custos acessíveis, o Município da Batalha procedeu ao envio da Manifestação de Interesse, tendo submetido a apreciação dos gestores do programa, a construção da residência de estudantes do ensino superior “Casa da Obra” pelo valor de um milhão e cem mil euros, sendo expetável a atribuição de um apoio, a fundo perdido, superior a 700 mil euros.

A residência de estudantes, equipamento que será gerido pelo Politécnico de Leiria, implica a concretização de diversas contrapartidas para o Concelho da Batalha, designadamente através da instalação de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) vocacionados para a formação de quadros qualificados em áreas deficitárias na região e no Concelho, bem como o apoio técnico, científico e pedagógico daquela instituição de ensino na dinamização de projetos de coworking e em consórcios de investigação internacionais.

Raul Castro, Presidente da Câmara da Batalha, enfatiza que “as candidaturas submetidas ao PRR, caso tenham sucesso, tornarão o concelho mais competitivo e melhor preparado para enfrentar os desafios futuros que se afiguram”.

O Edil, esclarece que para além da dimensão relevante da criação e ampliação das respostas sociais, “o Município está particularmente empenhado em concretizar ações e projetos no âmbito da eficiência energética, face aos grandes desafios emergentes pelas alterações climáticas”.