BATALHA SEGUREX’24

Segunda, 13 De Maio De 2024

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Batalha e os Bombeiros Voluntários da Batalha em colaboração com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Leiria, vão realizar, no próximo dia 18 de maio (sábado), com início previsto às 08h30, na freguesia de São Mamede, um exercício de incêndio rural seguido de evacuação dum aglomerado para uma Zona de Concentração e Apoio à População, enquadrado nos seguintes programas: “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

O exercício BATALHA SEGUREX’24 pretende testar a operacionalidade dos procedimentos dos agentes de proteção civil, testar os procedimentos de evacuação e concentração por parte da população, bem como de ativação duma ZCAP, mobilizando as entidades de apoio social para acolhimento da população desalojada.

O principal objetivo dum exercício de proteção civil à escala real consiste na melhoria do planeamento da resposta a situações de acidente grave ou catástrofe, fortalecendo a colaboração institucional e identificando eventuais vulnerabilidades e insuficiências.

Neste exercício estão envolvidas diversas entidades.