Batalha regista taxa de desemprego mínima em fevereiro e com redução recorde do desemprego jovem
Terça, 30 De Abril De 2019
Segundo o último boletim com as estatísticas mensais do desemprego registado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no Concelho da Batalha, os dados relativos a fevereiro de 2019 apontam para uma descida de 14% do número de desempregados inscritos, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
No Concelho da Batalha o total de desempregados registados é de apenas 270 pessoas e diminuiu em comparação com o mês homólogo de 2018 (-14%; - 33). A evolução, comparativamente a fevereiro de 2018, evidencia uma descida significativa do desemprego nos jovens com menos de 25 anos (-18%) e expressa uma redução ainda mais acentuada na faixa etário 25-34 anos (-29%). Com efeito, se comparando os valores do desemprego do mês de fevereiro do ano de 2017, o decréscimo do desemprego no Município da Batalha regista uma redução de 33%, indicando ainda uma evolução muito positiva ao nível da redução dos níveis de desemprego de jovens, traduzindo-se numa variação negativa de 42%.
Recorde-se que segundo o Boletim do INE, hoje divulgado, relativo às Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego, em fevereiro de 2019, a estimativa provisória da taxa de desemprego em Portugal foi de 6,5%, cerca do dobro do valor da taxa de desemprego registada no Concelho da Batalha que, atualmente, se situa num valor próximo de 3% do total da população residente com 15 a 64 anos, um dos valores mais baixos do país e a taxa mais favorável da região de Leiria.
Para o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, "é uma boa notícia para cerca de centena e meia de batalhenses que saíram de uma situação de desemprego ao longo dos dois últimos anos e é também um excelente indicador porque o desemprego desce para todos, especialmente para os jovens, e isso representa mais esperança para o futuro do Concelho da Batalha".
“A criação de emprego e o apoio à qualificação dos jovens são prioridades locais. Estes dados vêm confirmar que as políticas implementadas ao longo dos últimos anos têm tido um reflexo bastante positivo no Concelho. Haverá ainda muito a fazer neste domínio, no entanto, estamos no bom caminho e tudo faremos para ampliar o nível de empregabilidade no nosso Concelho”, acrescenta o Autarca.