Batalha passa a contar com três equipas de intervenção permanente
Terça, 16 De Agosto De 2022
O Concelho da Batalha vai passar a contar com uma nova equipa de intervenção permanente - EIP, constituída por cinco novos bombeiros.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha passa, assim, a deter três equipas de intervenção permanente, existindo apenas duas corporações de bombeiros no Distrito de Leiria com este número de equipas de intervenção.
A criação desta terceira equipa resulta da outorga de um protocolo que envolve o Município, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e os Bombeiros da Batalha visando a melhoria da eficiência da Proteção Civil e das ações de socorro face a acidentes e a catástrofes.
Estão confiadas às equipas de intervenção permanente o combate a incêndios e o socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes, o socorro, em segunda intervenção, no âmbito da urgência pré-hospitalar e a minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidentes graves.
Aponte-se ainda que estas equipas podem, em situação de reconhecia necessidade, atuar fora da área de atuação da respetiva corporação de bombeiros e integrar uma força conjunta com outras EIP.
Aponta Raul Castro, Presidente da Câmara da Batalha que esta terceira equipa “vai contribuir para o reforço da prontidão do socorro no Concelho da Batalha, com inequívocas vantagens operacionais para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha”.
“Numa altura em que grassam os incêndios florestais e que o risco de catástrofes e de fenómenos naturais adversos se reveste como frequente, cabe também aos municípios contribuir para o reforço das equipas de socorro e seu apetrechamento”, destaca o autarca.
Fotografia: Direitos reservados