Batalha passa a contar com máquina que empresta livros

Segunda, 27 De Novembro De 2006

Batalha passa a contar com máquina que empresta livrosChama-se "Biblio Clube 24" e o seu conceito inovador assenta no serviço de empréstimo autónomo de livros 24 horas por dia, 365 dias por ano.
O projecto, submetido à Fundação Calouste Gulbenkian, foi um dos 16 escolhidos a nível nacional por este organismo, não se conhecendo no nosso país ou fora dele, semelhante equipamento.
O "Biblio Clube 24" tem como objectivo potenciar a promoção da leitura, funcionando como complemento de um serviço tradicional de biblioteca, perspectivado para satisfazer as necessidades de uma população dispersa e com horários nem sempre compatíveis com os de uma Biblioteca convencional.
Pretende-se, desta forma, redimensionar o serviço descentralizado que a Biblioteca da Batalha possui com a sua Biblioteca ltinerante que, recorde-se, é a primeira do país, comemorando para o próximo ano 50 anos de existência e, mais recentemente, o Pólo localizado na Freguesia de São Mamede.
Refira-se ainda que para a utilização da máquina, os utentes deste serviço têm que deter um cartão magnético, cedido gratuitamente pela Biblioteca da Batalha, por forma a serem "reconhecidos" pelo sistema. Uma vez nessa situação, os utilizadores podem proceder à requisição dos livros, divididos por diversos géneros, detendo para tal um timming para a leitura do livro e sua respectiva devolução. Caso contrário, o sistema bloqueia o empréstimo ao utilizador em causa e os seus dados são enviados aos Serviços da Biblioteca.
O novo equipamento, localizado junto ao Posto de Turismo da Vila da Batalha, será inaugurado no próximo dia 5 de Dezembro, Terça-Feira, às 15h00.
Top