Local:
Concelho da Batalha
Descrição:

A aquisição de serviços de execução de cartografia, que inclui as componentes ortofotocartografia (voo e orto) e cartografia vetorizada, no seguimento da aprovação da candidatura n.º POSEUR-03-2012-FC-000109, para a “elaboração do levantamento cadastral da rede de saneamento de águas residuais em baixa existente no concelho da Batalha”, às escalas 1/2.000 para as zonas urbanas e 1/10.000 para as zonas não urbanas, respetivamente com as áreas de 988 hectares e 507 hectares.

Atualmente, o Município dispõe de 32% da rede de saneamento de águas residuais em baixa, reproduzida em desenho final atualizado da "obra construída" e um registo informático de todos os desenhos (traçado da conduta e caixas de visita) elaborados em Autocad, acompanhados por um levantamento local topográfico, elaborado à data da elaboração do projeto. Associadas ao traçado da conduta, propriamente dito, encontram-se somente registadas as seguintes informações: 

1) Identificação das características físicas das canalizações como o material, diâmetro e classe de pressão nominal, assinaladas ao longo do traçado;

2) Marcação numerada dos perfis, na planta, para referência para o traçado do perfil longitudinal das canalizações;

3) Identificação da localização das caixas de visita da conduta, representando a tampa;

4) Identificação da localização das caixas de visita do coletor, representando a tampa, a cota da tampa e a profundidade à soleira. 

No entanto, estes elementos, não se encontram sistematizados no Sistema de Informação Geográfica (SIG).

O diagnóstico de situação representado pela ERSAR, mostra-nos que a Câmara Municipal da Batalha, entidade gestora do sistema em baixa da rede de saneamento das águas residuais, apresentava um índice de conhecimento infraestrutural e de gestão patrimonial, em 2013, de 45 em 100. O sistema engloba aproximadamente 156 km de coletores distribuídos pelas 4 freguesias do concelho (Batalha, Golpilheira, Reguengo do Fetal e São Mamede) que abrangem 65% dos lugares considerados na BGRI2011, num universo de 4565 alojamentos servidos. Acresce que este sistema utiliza o sistema em alta SIMLIS - Saneamento Integrado dos Municípios do Lis, S.A., responsável também pela totalidade do tratamento das águas residuais na estação de tratamento localizada no concelho vizinho de Leiria. Nestes termos é de referir que a componente de “homologação” prevista na candidatura não é elegível, não sendo uma condição necessária para a elaboração do cadastro do saneamento, pelo que não será realizada no âmbito deste procedimento. 

Para aumento do índice de conhecimento infraestrutural da rede, torna-se necessário cartografar 2 zonas urbanas à escala 1/2.000 e zonas não urbanas à escala 1/10.000. O somatório da área a cadastrar perfaz 1495 hectares, distribuídos entre zonas urbanas, a que correspondem 988 hectares e zonas não urbanas, com um total de 507 hectares.   

Empreiteiro/Fornecedor:
InfoPortugal - Sistemas de Informação, Lda.
Processo nr.:
F_36/DOM/016
Valor previsto para a adjudicação:
72.000,00€
Valor final do Investimento:
36.000,01€
Documentos:
Top