Torneio Nacional de Futebol de Rua de 19 a 23 de julho

Terça, 18 De Julho De 2017

A Vila da Batalha recebe de 19 a 23 de julho, junto ao Mosteiro – no Largo do Condestável, a final do Torneio Nacional de Futebol de Rua, resultado de uma parceria encetada entre a Autarquia da Batalha, a Associação Cais e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).

O Torneio Nacional de Futebol de Rua, na sua 14ª edição, é uma competição inclusiva que decorre a nível nacional, envolvendo mais de 240 participantes oriundos de norte a sul do país, incluído as regiões autónomas dos Açores e Madeira, na qual são organizados torneios distritais e regionais, se apuram as equipas vencedoras e se formam as seleções locais, para a grande final nacional. A edição presente do evento contará também com duas equipas oriundas de Inglaterra.


Serão igualmente apurados nesta competição, os jogadores que integrarão a Seleção Nacional de Futebol de Rua, que participará no Campeonato do Mundo da modalidade, a realizar de 29 de agosto a 5 de setembro na Cidade de Oslo na Noruega.


Os jogos têm início na sexta-feira, 21 de julho, às 10h00, prolongando-se até às 22h30. No dia seguinte, sábado, as partidas iniciam-se às 9h30, prosseguindo ao longo da tarde, com destaque para realização, às 21h00, do jogo de apuramento dos quartos de final. No domingo, às 9h30 realizar-se-ão os jogos de apuramento e a partir das 14h30, têm lugar as meias finais. O último jogo decorrerá às 16h00.


Registe-se que o Projeto Futebol de Rua tem vindo a crescer ano após ano, chegando a cada vez mais pessoas de todo o país. O evento aglutina ainda diversas atividades culturais, recreativas e educativas, com visitas ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e ao Mosteiro da Batalha.


O Projeto Futebol de Rua pretende estimular a capacitação de indivíduos em situação de fragilidade e exclusão social, nomeadamente quanto às questões da habitação, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais por meio da prática desportiva.


Desde 2004, a Associação CAIS é a embaixadora do Futebol de Rua em Portugal, uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo, onde participam homens e
mulheres com mais de 15 anos de idade e que vivem em situações de vulnerabilidade social.


O Futebol de Rua é um instrumento de capacitação, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que, ao longo dos últimos anos tem crescido e reunido importantes apoios, caso do Programa “Football for Hope”.


No ano de 2017 o Projeto foi galardoado na Gala Quinas de Ouro da Federação Portuguesa de Futebol e foi distinguido pelo Conselho de Administração da UEFA Foundation for Children como um dos 23 projetos europeus que mais se destacaram no desenvolvimento de projetos de inclusão social.

Top