Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Torneio Nacional de Futebol de Rua de 19 a 23 de julho

Terça, 18 De Julho De 2017

A Vila da Batalha recebe de 19 a 23 de julho, junto ao Mosteiro – no Largo do Condestável, a final do Torneio Nacional de Futebol de Rua, resultado de uma parceria encetada entre a Autarquia da Batalha, a Associação Cais e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).

O Torneio Nacional de Futebol de Rua, na sua 14ª edição, é uma competição inclusiva que decorre a nível nacional, envolvendo mais de 240 participantes oriundos de norte a sul do país, incluído as regiões autónomas dos Açores e Madeira, na qual são organizados torneios distritais e regionais, se apuram as equipas vencedoras e se formam as seleções locais, para a grande final nacional. A edição presente do evento contará também com duas equipas oriundas de Inglaterra.


Serão igualmente apurados nesta competição, os jogadores que integrarão a Seleção Nacional de Futebol de Rua, que participará no Campeonato do Mundo da modalidade, a realizar de 29 de agosto a 5 de setembro na Cidade de Oslo na Noruega.


Os jogos têm início na sexta-feira, 21 de julho, às 10h00, prolongando-se até às 22h30. No dia seguinte, sábado, as partidas iniciam-se às 9h30, prosseguindo ao longo da tarde, com destaque para realização, às 21h00, do jogo de apuramento dos quartos de final. No domingo, às 9h30 realizar-se-ão os jogos de apuramento e a partir das 14h30, têm lugar as meias finais. O último jogo decorrerá às 16h00.


Registe-se que o Projeto Futebol de Rua tem vindo a crescer ano após ano, chegando a cada vez mais pessoas de todo o país. O evento aglutina ainda diversas atividades culturais, recreativas e educativas, com visitas ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e ao Mosteiro da Batalha.


O Projeto Futebol de Rua pretende estimular a capacitação de indivíduos em situação de fragilidade e exclusão social, nomeadamente quanto às questões da habitação, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais por meio da prática desportiva.


Desde 2004, a Associação CAIS é a embaixadora do Futebol de Rua em Portugal, uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo, onde participam homens e
mulheres com mais de 15 anos de idade e que vivem em situações de vulnerabilidade social.


O Futebol de Rua é um instrumento de capacitação, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que, ao longo dos últimos anos tem crescido e reunido importantes apoios, caso do Programa “Football for Hope”.


No ano de 2017 o Projeto foi galardoado na Gala Quinas de Ouro da Federação Portuguesa de Futebol e foi distinguido pelo Conselho de Administração da UEFA Foundation for Children como um dos 23 projetos europeus que mais se destacaram no desenvolvimento de projetos de inclusão social.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt