Reciclagem de Movimentos Reciclagem de Movimentos

"Reciclagem de Movimentos": Desporto para a população sénior

O programa "Reciclagem de Movimentos" – projecto de ginástica geriátrica desenvolvido pela Autarquia da Batalha e administrado por técnicos de Desporto com formação específica nesta área, tem como principal objectivo recuperar, nas camadas mais idosas, a capacidade de locomoção e a flexibilidade já perdidas ou bastante limitadas pela falta de exercício.Devido ao processo de envelhecimento, ocorrem grandes mudanças físicas que em nada são favorecidas pelo facto da actividade física/muscular diminuir significativamente.

Desporto SéniorO Programa "Reciclagem de Movimentos", em prática já mais de 10 anos, permite aos mais de 200 utentes (IPSs do Concelho, Centro Recreativo da Golpilheira, Centro de Convívio de Alcaidaria e Freguesia da Batalha), estarem envolvidos num programa físico, adaptado às necessidades desta população e regularmente analisado, que pretende contribuir para a restituição dos movimentos simples e de fácil execução pelos utentes.

Desporto SéniorA prática destas actividades é efectuada de uma forma descontraída, com o intuito de manter os idosos interessados na execução dos respectivos exercícios, sendo as mesmas acompanhadas de música ambiente e de materiais diversos, mantendo um clima relaxado e de boa disposição.

As sessões de trabalho apresentam uma duração de cerca de trinta minutos, para não causar fadiga junto dos utentes existindo, em paralelo, observação médica regular.

Aponte-se ainda que desde 2010, os utentes deste programa passaram a beneficiar, em complemento às sessões de ginástica, de aulas de hidroginástica nas Piscinas Municipais.

Top