Educação Educação

O Município da Batalha tem vindo a desenvolver grandes esforços no sentido de resolver os problemas mais urgentes no campo da Educação e ao mesmo tempo estabelecer um sistema que visa a igualdade e garanta a todos, sem excepção, o direito à Educação.

Por isso, o Município defende como principais objectivos para a área da Educação a promoção e o apoio das acções educativas e o incremento de iniciativas de competência administrativa no que se refere às escolas dos níveis de ensino básico. No âmbito das suas competências, a Autarquia da Batalha executa tarefas na organização e gestão da rede de transportes escolares e o fomento de actividades complementares de acção educativa pré-escolar e do ensino básico, designadamente nos domínios da acção escolar e da ocupação dos tempos livres.

O ensino da Língua Inglesa, em todos os estabelecimentos de ensino públicos do 1º Ciclo, teve início em 2004, a expensas da Autarquia. Com preocupações de índole social para com os estudantes mais carenciados, a Autarquia da Batalha atribui anualmente bolsas de estudo a alunos do Concelho que ingressem no Ensino Superior pretendendo reduzir as dificuldades socio-económicas e contribuir para o desenvolvimento educacional e a elevação cultural dos seus munícipes.

Os Centros de Actividades de Tempos Livres encontram-se em funcionamento nas diversas localidades das quatro freguesias do Concelho. Como forma de resposta às necessidades dos Encarregados de Educação, a Rede de Actividades de Tempos Livres assegura actividades e acompanhamento pedagógico a perto de 600 crianças, visando estimular a aprendizagem e o espírito de grupo entre os mais novos.

Referência ao facto de o Município da Batalha integrar, desde 2007, o projecto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência, conjuntamente com os Municípios de Castelo Branco, Constância, Loulé e Oeiras e o CESNOVA – Centro de Estudos Sociais da Universidade Nova de Lisboa. O projecto, visa potenciar os laços de interacção, as oportunidades de convergência de esforços e competências, no sentido de potenciar os esforços voluntaristas expressos nas reconhecidas boas práticas, promovendo a sua difusão e generalização aos vários pontos desta rede.

A implementação do Regime de Fruta Escolar em todas as escolas do 1º CEB, alargado aos estabelecimentos de ensino do Pré-escolar, a expensas do Município, é outra aposta da Autarquia da Batalha.

Top