Autarquia investe 1,2 milhões em novas redes de saneamento básico

Terça, 06 De Fevereiro De 2018

As obras de alargamento da rede de saneamento básico nas freguesias da Batalha e Golpilheira foram iniciadas esta semana e vai servir cerca de 1.000 habitantes e custará mais de 1,2 milhões de euros,

A concretização destas infraestruturas irá possibilitar o aumento da população servida pela rede de águas residuais domésticas, bem como um acréscimo no número de alojamentos (+ 450), a servir pela rede de águas residuais domésticas, com vista à otimização da capacidade instalada e da adesão ao serviço, cujo investimento se traduz na execução das redes e ligação à ETAR Norte/Coimbrão.

As intervenções preconizadas com esta operação visam ainda garantir a melhoria das condições ambientais em lugares do concelho da Batalha, através da execução de sistemas de drenagem de águas residuais domésticas a convergir para sistema multimunicipal de despoluição das bacias do Lena, Lis e Ribeira de Seiça, garantindo o fecho da malha de sistemas de saneamento existentes.

Para a realização deste projeto, a edilidade assegurou um apoio comunitário de cerca de seiscentos mil de euros, correspondente a 85% da componente do investimento elegível, através do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos 2014/20, do PORTUGAL 2020, do Fundo de Coesão da União Europeia.

Para o Presidente da edilidade, Paulo Batista Santos, “estamos a concretizar um dos grandes objetivos do Município, que é o alargamento do saneamento básico”.

“Trata-se de uma obra estrutural para melhorar as condições ambientais do Concelho, que, apesar do apoio comunitário já garantido, implica o necessário investimento por parte da Câmara, só possível graças à sua saúde financeira”, acrescentou o autarca.

Paulo Batista Santos considerou ainda que “a instalação do saneamento é daquelas obras que não se veem, porque se fazem debaixo da terra, mas trata-se de um empreendimento estratégico, essencial para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes”.