Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Autarquia investe 1,2 milhões em novas redes de saneamento básico

Terça, 06 De Fevereiro De 2018

As obras de alargamento da rede de saneamento básico nas freguesias da Batalha e Golpilheira foram iniciadas esta semana e vai servir cerca de 1.000 habitantes e custará mais de 1,2 milhões de euros,

A concretização destas infraestruturas irá possibilitar o aumento da população servida pela rede de águas residuais domésticas, bem como um acréscimo no número de alojamentos (+ 450), a servir pela rede de águas residuais domésticas, com vista à otimização da capacidade instalada e da adesão ao serviço, cujo investimento se traduz na execução das redes e ligação à ETAR Norte/Coimbrão.

As intervenções preconizadas com esta operação visam ainda garantir a melhoria das condições ambientais em lugares do concelho da Batalha, através da execução de sistemas de drenagem de águas residuais domésticas a convergir para sistema multimunicipal de despoluição das bacias do Lena, Lis e Ribeira de Seiça, garantindo o fecho da malha de sistemas de saneamento existentes.

Para a realização deste projeto, a edilidade assegurou um apoio comunitário de cerca de seiscentos mil de euros, correspondente a 85% da componente do investimento elegível, através do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos 2014/20, do PORTUGAL 2020, do Fundo de Coesão da União Europeia.


Para o Presidente da edilidade, Paulo Batista Santos, “estamos a concretizar um dos grandes objetivos do Município, que é o alargamento do saneamento básico”.

“Trata-se de uma obra estrutural para melhorar as condições ambientais do Concelho, que, apesar do apoio comunitário já garantido, implica o necessário investimento por parte da Câmara, só possível graças à sua saúde financeira”, acrescentou o autarca.

Paulo Batista Santos considerou ainda que “a instalação do saneamento é daquelas obras que não se veem, porque se fazem debaixo da terra, mas trata-se de um empreendimento estratégico, essencial para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes”.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt