Voto de pesar e solidariedade para com os afetados pelos fogos

Terça, 20 De Junho De 2017

A Câmara Municipal da Batalha aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar e solidariedade com todos os afetados pelos incêndios de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, e homenageou o empenho dos Bombeiros e demais entidades envolvidas nas operações de combate aos fogos.

Desde sexta-feira passada, dia 16 de junho, os concelhos de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, foram assolados por uma vaga de incêndios de enorme dimensão e consequências devastadoras que se fizeram sentir em todo o País e que produziram efeitos particularmente graves em Pedrogão Grande.

As chamas não deram tréguas às populações e apesar de todo o esforço e dedicação dos bombeiros e dos cidadãos anónimos, não se conseguiram evitar a perda de vidas humanas e a destruição de casas e de negócios. O trágico saldo ainda é provisório quanto à área ardida mas temos já a lamentar a morte de 64 pessoas, 136 feridos, cerca de mil deslocados e avultados danos materiais.

Todos assistimos ao terror e à tragédia que as populações daqueles concelhos do norte do distrito de Leiria sofreram com o repentino e acentuado aumento das chamas junto das zonas urbanas que destruíram vidas, casas e equipamentos de forma avassaladora.

A Câmara Municipal da Batalha dirige o seu profundo pesar a todas as famílias que o fogo enlutou e uma palavra de encorajamento e solidariedade a toda a população afetada, nomeadamente aqueles que são agora forçados a refazer, nas suas casas e nos seus negócios, toda uma vida de trabalho.

A Câmara Municipal da Batalha expressa a sua solidariedade aos municípios de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, Alvaiázere e Ansião, todos afetados diretamente pela tragédia dos fogos nestes dias, nas pessoas dos seus presidentes, relevando a sua persistente ação de apoio de proximidade às populações.

A Câmara Municipal da Batalha presta ainda homenagem a todos os que se empenharam no combate às chamas e auxiliaram no esforço de socorro às vítimas, aos cidadãos anónimos, bombeiros, forças de segurança, forças armadas, autoridades nacionais, distritais e locais.