Pia do Urso recebe Menção Honrosa do Prémio Acesso Cultura 2017

Terça, 04 De Julho De 2017

O Município da Batalha recebeu esta quarta-feira a honrosa distinção nacional do Prémio Acesso Cultura 2017 - Menção Honrosa, com o projeto Ecoparque Sensorial da Pia do Urso, na categoria “Acessibilidade Física”. 

O júri considerou que a criação do Ecoparque Sensorial instalado na antiga aldeia serrana, destaca a relação entre o património, a sustentabilidade e o fomento do turismo, que inclui a grande diversidade de públicos, independentemente das suas características e necessidades.


Na fundamentação da atribuição do prémio, foi destacado o forte envolvimento no projeto dos princípios da inclusão física com a presença de percursos acessíveis nos espaços exteriores, de trilhos táteis, das plantas em relevo, informação em braille e com a inovação através da criação do Ecoparque Sensorial, onde se destaca a presença de áudio guias, essencial a todos os visitantes e imprescindível a pessoas com deficiência visual.


Recorde-se que em 2016, a Universidade do Minho atribui à Câmara Municipal da Batalha o Prémio “Município do Ano” – Região Centro, com menos de 20000 habitantes, com o projeto de requalificação da Aldeia da Pia do Urso, cuja concretização foi considerada exemplar pelos elementos do júri do concurso.


No entender de Paulo Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, a atribuição à Aldeia da Pia do Urso de mais esta distinção, pela Acesso Cultura, “volta a destacar o trabalho de qualidade encetado em torno da recuperação desta aldeia, bem como na instalação do EcoParque Sensorial que foi percursor no país em matéria de acessibilidade ao grande público”.


“Hoje os projetos desenvolvidos na Aldeia da Pia do Urso, em São Mamede, no concelho da Batalha, como o recente Hostel da Pia do Urso, marcam a diferença na oferta turística e cultural do concelho e confirmam a aposta do Município no turismo acessível e da natureza”, acrescenta o autarca.


Já na sua quarta edição, os Prémios Acesso Cultura visam distinguir, divulgar e promover entidades (privadas, públicas, cooperativas, associações e outras) e projetos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal.

 

Top