Exposição “100 anos de Carvão na Batalha” distinguida com prémio nacional

Segunda, 28 De Maio De 2018

A Exposição “100 anos de Carvão na Batalha - Minas da Batalha 1854-1954”, patente no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha conquistou uma Menção Honrosa nos Prémios da APOM – Associação Portuguesa de Museologia, atribuídos no Museu dos Coches, em Lisboa.

A concretização da mostra, inaugurada em 2015, envolveu um grupo heterogéneo de pessoas e instituições, que aborda uma atividade de manifesta importância como a exploração carbonífera que marcou fortemente a economia regional na primeira metade do século XX.

A exposição “100 anos de Carvão na Batalha - Minas da Batalha 1854-1954”, concretiza um amplo programa de investigação participada, com destaque para o envolvimento dos antigos mineiros da localidade de Alcanadas e seus descendentes, juntamente com a abordagem museológica das vivências dos antigos trabalhadores das Minas das Barrojeiras.

Também as antigas empresas que detinham os alvarás de exploração do carvão foram abordadas, bem como a construção da linha de “Caminho de Ferro Mineiro do Lena”, que ligou os concelhos da Batalha a Porto de Mós, servindo a exploração e o transporte do carvão do Couto Mineiro do Lena.

A par da informação documental, a referida mostra foi enriquecida com diversas peças ligadas ao universo da exploração carbonífera, como máscaras, maquetas de entivação, objetos para o tratamento de escoriações e golpes dos antigos mineiros, entre outras.

Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, a distinção atribuída à exposição “100 anos de Carvão na Batalha - Minas da Batalha 1854-1954”, reveste-se de grande importância, atendendo à relevância sociológica e histórica que a mesma aborda.

“O Couto Mineiro do Lena foi responsável pelo desenvolvimento dos concelhos da Batalha e de Porto de Mós no século XIX, traduzindo-se a exploração do carvão com a chegada da luz elétrica e da linha de caminho de ferro”, adianta o Autarca.

A atribuição desta Menção Honrosa ao MCCB, na categoria Investigação, evidencia a excelência e a qualidade das exposições realizadas pelo Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, eleito em 2012 pela APOM, o Melhor Museu Português.