Direção Geral do Património vai classificar painel da Pan Am

Sexta, 07 De Julho De 2017

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) procedeu, mediante comunicação dirigida à Câmara Municipal da Batalha, à abertura formal do procedimento de classificação do painel de azulejo, localizado na Freguesia de Reguengo do Fetal.

Situado na encosta nascente que ladeia esta freguesia, o antigo painel publicitário da extinta companhia área norte americana “Pan Am”, integra a memória coletiva da antiga companhia aérea, sendo constituído por cerca de 4000 azulejos, com uma área de 92 metros quadrados.

A estrutura publicitária constituiu, em paralelo, um excelente exemplo da capacidade e da técnica criativa das empresas de azulejo portuguesas, conhecendo-se apenas um segundo exemplar com estas características no Concelho de Aveiro, localizado na Freguesia de Oliveirinha, cujos azulejos, à semelhança do painel da Batalha, foram produzidos pela conceituada e história Aleluia Cerâmica.

No que se refere ao procedimento de classificação do painel localizado na encosta nascente da Freguesia de Reguengo do Fetal pela DGPC, a estrutura em causa fica abrangida por uma zona de proteção de 50 metros.

Registe-se que em 2015, a Fundação americana “Pan Am” demonstrou interesse quanto à salvaguarda do painel, tendo-o declarado como memória com grande expressão da antiga companhia aérea.

Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha, enaltece a abertura do procedimento de classificação do painel pela DGPC, “no decurso da tramitação dada pela Autarquia, nos termos da legislação relativa à proteção do património”.

Refere ainda o Autarca que, “atendendo à importância simbólica e patrimonial desta estrutura publicitária significativa, a Câmara da Batalha encetará todos os esforços para a sua preservação e promoção”.