Batalha renova parceria com a Rede de Escolas de Excelência

Quarta, 16 De Agosto De 2017

A Câmara Municipal da Batalha decidiu renovar o protocolo de colaboração com o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, para o desenvolvimento e participação do Agrupamento de Escolas da Batalha na designada Rede de Escolas de Excelência, projeto que é coordenado pelo Professor David Justino.

A Rede de Escolas de Excelência (Rede ESCXEL) é um projeto que visa potenciar as competências dos municípios, das escolas e das comunidades, no sentido de concretizar a ideia de qualificação e de excelência educativa. Criada em 2008, é coordenada a nível nacional pelo Prof. Doutor David Justino e conta com a colaboração sistemática de um grupo de investigadores do Departamento de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa.

Este projeto orienta‐se em função de um conjunto sistematizado de objetivos, designadamente: capacitar as escolas e as comunidades (alunos, professores, pais, cidadãos, decisores políticos) para a promoção da excelência educativa; capacitar tecnicamente e assessorar os Municípios para a adoção de planos e estratégias de desenvolvimento educativo local; identificar, difundir e monitorizar as boas práticas escolares; desenvolver modelos de monitorização do desempenho e autoavaliação das escolas; produzir conhecimento científico sobre as dinâmicas educacionais, sociais e culturais locais.

O protocolo agora aprovado desenvolve-se até 2019 e representa um investimento municipal de 20.250,00€, e prevê colaboração da equipa de Investigadores da Universidade Nova para o desenvolvimento do Plano Estratégico Educativo Municipal.

Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “trabalhar em rede significa poder partilhar experiências entre escolas de diferentes concelhos, que, embora enfrentem realidades distintas, vivem problemas idênticos e procuram soluções para melhorar a qualidade do sucesso educativo”.

“Este projeto tem contado com o empenho da Direção do Agrupamento e tem suscitado o interesse de muitos docentes, tanto ao nível da participação em seminários, como na aplicação de novas práticas, sendo uma mais-valia para a Escola”, acrescenta o autarca.