Batalha é um dos municípios fundadores da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica

Quarta, 18 De Abril De 2018

Teve lugar no dia de ontem, em Mafra, a cerimónia de constituição da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, projeto que agrega 14 autarquias com o objetivo de garantir maior promoção à cerâmica portuguesa. A sessão contou com representantes do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial das Cidades Cerâmicas (AeuCC), oriundos de Itália, França, Espanha, Roménia, Polónia, Alemanha e República Checa.

A fundação da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, cuja sede se localiza nas Caldas da Rainha, com presidência rotativa, constituiu a primeira iniciativa estratégica, proveniente do território português, para preservar e promover a tradição e a inovação cerâmica, num do país que é, neste momento, o principal produtor na Europa e um dos principais exportadores para todo o mundo.

Integrada neste ato solene, foi inaugurada na Galilé do Palácio de Mafra uma exposição itinerante de cerâmica que propõe um roteiro de visita, de norte a sul do país, pelo rico património cerâmico português. A representação do Concelho da Batalha nesta mostra, patente ao público até 7 de maio, faz-se através da exposição de duas magníficas peças da Matcerâmica, localizada na Freguesia de São Mamede e a maior unidade do género da Península Ibérica.

Aponta Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha que a constituição da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas “constitui uma mais valia no que se refere à defesa e promoção do setor da cerâmica”.

O Autarca evidencia que “o facto de o nosso país ser o principal produtor europeu de cerâmica, com um volume de exportações de manifesta importância para o produto interno do país, destaca e salvaguarda a importância da ação desta nova entidade”.