Batalha decreta Luto Municipal por falecimento de João Ramos

Quarta, 14 De Maio De 2014

Faleceu no dia de ontem, aos 82 anos de idade, o Senhor João Afonso Marto Ramos. Figura marcante no Concelho da Batalha e na região, João Ramos, como era conhecido, foi uma figura marcante no crédito agrícola e no movimento das Caixas de Crédito Agrícola por todo o país.


Assumiu durante 56 anos a direção da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Batalha, instituição onde começou a sua atividade profissional como apenas 17 anos de idade.

 

Através do reconhecimento unânime da sua capacidade de liderança, integrou a Direção da Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola, de que também foi fundador e mais tarde o lugar de Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Central Banco de Investimento.

 

Por sua decisão, cedeu para instalação do Município da Batalha o edifício onde está atualmente instalado o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, num gesto de grande relevo cultural e sentido cívico para com os Batalhenses.

 

Mesmo depois de aposentado, João Afonso Marto Ramos continuou a gozar de grande consideração e frequentemente consultado pelos seus antigos pares nas instituições sediadas em Lisboa.

 

Em 2013, no feriado concelhio da Batalha, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata.
Pelo sentimento de pesar e pela atividade desempenhada em prol do desenvolvimento do Concelho da Batalha e da região, o Município decretou Luto Municipal para o dia de hoje (quarta-feira 14/05), tendo lugar às 15h00 as cerimónias fúnebres na Igreja Matriz da Batalha.

Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “o falecimento do Senhor João Ramos constitui uma enorme perda para o Concelho da Batalha, dado o trabalho relevante que desempenhou durante várias décadas em prol do desenvolvimento do Concelho”.

 

O Autarca expressa ainda enorme gratidão pelo gesto de abnegação que João Ramos praticou ao ceder o antigo edifício da Caixa de Crédito Agrícola para instalação do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.

Top