Autarquia apresenta em 2017 um saldo positivo de 3 milhões de euros

Segunda, 15 De Janeiro De 2018

A Câmara Municipal da Batalha aprovou por unanimidade transitar para o ano de 2018 um saldo global de 2.954.508,80€, relativo às operações orçamentais e de tesouraria do ano de 2017, valor que será prioritariamente aplicado em projetos ambientais, nas funções sociais e na ampliação da área empresarial da Batalha.

O saldo agora apresentado representa um crescimento positivo face a 2016 de 1,4%, o que expressa um forte empenhamento na gestão criteriosa das contas da autarquia da Batalha, tendo em conta que em 2017 a Câmara realizou fortes investimentos nas componentes da educação, com a construção do novo Centro Educativo do Reguengo do Fetal e o arranque das obras de requalificação da Escola Básica e Secundária da Batalha, com um valor superior a 5 milhões de euros, ou na área da requalificação urbana que investiu mais de 3 milhões, em projetos como a intervenção no edifício Gens e na designada Casa da Juventude,

Também em 2017, a Câmara manteve os impostos e taxas locais nos valores mínimos, bem assim reforçou os descontos e isenções de IMI, como o IMI familiar, o que coloca o Município da Batalha nos rankings dos concelhos com menor carga fiscal sobre as famílias e as empresas.

No entender de Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “a boa gestão que temos vindo a fazer e o equilíbrio das nossas contas permite realizar novos projetos em áreas fundamentais e sem penalizar fiscalmente os munícipes”. “Este caminho de poupança é crucial para uma boa execução dos fundos comunitários, uma vez que dispomos de condições para sustentar a comparticipação municipal em todas as candidaturas que apresentamos”, acrescenta o autarca.