Alunos da Batalha tomam contacto com o universo da Ópera

Terça, 27 De Fevereiro De 2018

Mais de 1500 alunos do Concelho da Batalha, do 1º CEB ao Secundário, contactaram ao longo desta semana com o universo da Ópera e de algumas das composições mais conhecidas deste registo musical, no âmbito do Projeto Ópera no Património. 

As sessões, que envolveram descrições resumidas das óperas mais conhecidas, sendo complementadas com diversos recursos audiovisuais, foram realizadas nos estabelecimentos de ensino, num contexto informal e participativo e dinamizadas por músicos experientes da Orquestra do Norte.


A realização destas sessões didáticas pretenderam assumir-se como mais um contributo válido quanto à criação de pontes com as estruturas locais, nomeadamente as Escolas, através da participação dos alunos e dos docentes.

Refere Paulo Batista Santos que o projeto “Ópera no Património tem o mérito de ir mais além do que os concertos que têm sido realizados nos concelhos que integram o consórcio, havendo também a preocupação sempre importante quanto à formação de novos públicos”. 

No caso em apreço, destaca o Autarca, a realização destas sessões pedagógica, em contexto escolar, “revelou-se muito interessante e constituiu, certamente para uma grande parte dos 1500 alunos envolvidos, o primeiro contacto com o género musical da ópera”.

O projeto Ópera no Património, financiado através do Programa Centro 2020, integra os Municípios da Batalha, Leiria, Pinhel, Viseu, Foz Côa e a Universidade de Coimbra.

Top