Alunos da Batalha contam com programa de combate à obesidade infantil

Quinta, 21 De Dezembro De 2017

A Câmara da Batalha, em articulação com o Agrupamento de Escolas, vai dar continuidade ao projeto “Batalha Saudável”, iniciado no ano letivo transato e que pretende combater a problemática da obesidade infantil.

O programa dirige-se a todos os alunos do Pré-Escolar e do 1º CEB e visa proceder à classificação do estado nutricional das crianças envolvidas, bem como dotá-las de conhecimentos sobre a importância de uma alimentação saudável.
A metodologia da ação inclui a avaliação da composição corporal das crianças, através da medição do peso, altura e cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), face aos padrões estabelecidos através das curvas de crescimento da OMS - Organização Mundial da Saúde.

O Projeto “Batalha Saudável” inclui, em paralelo, diversas abordagens aos alunos no âmbito dos temas considerados essenciais, designadamente o tipo de lanches consumidos nas escolas, a importância do pequeno-almoço e o consumo de fruta, sendo efetuadas várias abordagens na sala de aula que envolvem jogos e a distribuição de diverso material informativo.

Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, a continuidade deste projeto, que envolve cerca de 800 alunos, “reveste-se de grande importância, face à problemática da obesidade infantil, com a recente revelação de dados oficiais, que são preocupantes”. O Autarca regista mesmo que “é urgente a implementação de estratégias e ações concertadas entre a escola e as famílias, capazes de suscitar nas crianças a importância de uma alimentação saudável”.

Fotografia: Direitos Reservados.