Quarta, 30 De Julho De 2003

Unidade de Apoio Integrada da Batalha recebe comparticipação de cerca de 300 mil EurosHoje, dia 30 de Julho, decorreu na Sala de Sessões da Câmara Municipal da Batalha a homologação do contrato de financiamento ao projecto apresentado pela Santa Casa da Misericórdia da Batalha e que consiste na criação de uma "Unidade de Apoio Integrado", num processo orientado pela Autarquia Batalhense e que envolve um investimento total de 1 milhão e 100 mil Euros, atingindo a comparticipação estatal um montante de quase 300 mil Euros.
Na cerimónia, estiveram presentes os Secretários de Estado Adjuntos dos Ministros da Saúde e da Presidência, respectivamente, Adão e Silva e Feliciano Barreiras Duarte, para além do Governador Civil de Leiria e de outras entidades distritais e regionais ligadas à área da Saúde.
Para António Lucas, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, o contrato assinado «permitirá colmatar uma lacuna há muito sentida neste Concelho, traduzindo-se a Unidade de Apoio Integrada por um conjunto de respostas extremamente válidas na área da saúde e que contribuirão a breve para aumentar a qualidade de vida da população do nosso concelho».
Não obstante os cortes orçamentais sentidos por todos, em particular pelas Autarquias, o Edil destacou «a prontidão e a celeridade dados a este processo, apontando a excelente articulação havida entre os vários intervenientes do processo, evidenciando este governo com a comparticipação cedida uma clara preocupação social».
Adão e Silva, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, começou por destacar «o excelente projecto apresentado pela Autarquia da Batalha ao nível da constituição da Unidade de Apoio Integrado a funcionar no Ex-Hospital das Brancas».
Numa altura em que a generalidade da população portuguesa está a envelhecer, disse Adão e Silva, «este Governo assume claras preocupações relativamente às questões sociais, sendo nesta matéria as Unidades de Apoio Integrado um "conceito" que urge implementar».
A Batalha, referiu ainda o Secretário de Estado, «está claramente na vanguarda deste tipo de resposta médica e o Governo, com a decisão em apoiar a Misericórdia neste percurso acredita, claramente, que este projecto chegue a bom porto», acrescentou o responsável.

Sobre o Projecto "Unidade de Apoio Integrado" a instalar no antigo Hospital das Brancas

O Projecto da "Unidade de Apoio Integrado", conduzido pela Câmara Municipal da Batalha e cuja Entidade proponente é a Santa Casa da Misericórdia, visa a adaptação de um dos blocos do ex-Hospital Psiquiátrico localizado no lugar de Brancas, freguesia da Batalha, destinado à instalação de Unidade de Apoio Integrado (UAI), vocacionada para o internamento de estadia média e/ou prolongada, com uma capacidade para 22 camas.
Esta Unidade, pretende fomentar respostas dirigidas aos cuidados de saúde e sociais prestados aos doentes em situação de dependência transitória (até ao limite máximo de 185 dias), potencialmente recuperáveis. O Projecto está, assim, inscrito nas tipologias "Unidade de Internamento de estadia média e prolongada", e "Unidade de Saúde familiar, incluindo cuidados no domicílio e integrando cuidados de medicina geral e familiar e cuidados de enfermagem".
No âmbito da candidatura apresentada, está prevista a criação de 18 postos de trabalho e a realização de um conjunto de acções de formação profissional.
Refira-se que a candidatura a este projecto inovador foi apresentada no âmbito do Programa Operacional da Saúde, "Saúde XXI", Medida 3.1.