Rede de Bibliotecas da Batalha lança a segunda edição do Concurso Concelhio de Leitura
Sexta, 07 De Fevereiro De 2025
A Rede de Bibliotecas da Batalha dinamiza a segunda edição do Concurso Concelhio de Leitura da Batalha, com a finalidade de estimular a prática da leitura e sua compreensão, e avaliar a leitura de obras literárias, nos alunos de 3.º e 4.º anos, do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário de todas as escolas do Agrupamento de Escolas da Batalha.
Os alunos interessados em participar no concurso, que resulta de uma parceria do Município da Batalha com o Agrupamento de Escolas da Batalha, podem inscrever-se através de um formulário disponível nas bibliotecas escolares até ao dia 28 de fevereiro. O concurso contempla duas fases: a primeira, com a realização presencial de uma prova escrita nas escolas do Agrupamento no dia 12 de março; e a segunda, com a realização de uma prova oral no dia 26 de março, em local a definir próximo da data.
Antes da realização das provas, os alunos inscritos devem ler os livros selecionados para este concurso, que são: para o primeiro Ciclo, “Carta aos líderes do mundo”, de Maria Inês Almeida; para o segundo Ciclo, “Camões – o Bando das Cavernas”, de Nuno Caravela; para o terceiro Ciclo, “Uma questão de cor”, de Ana Saldanha; e para o ensino secundário, “O pintor debaixo do lava-loiças”, de Afonso Cruz.
A prova oral consiste na leitura em voz alta de excertos dos livros escolhidos e a resposta a uma questão de argumentação relativa à obra lida. Para esta prova são apurados os seis participantes de cada ciclo de ensino com os melhores resultados na prova escrita.
As duas fases do concurso são da responsabilidade do Grupo de Trabalho Concelhio e da equipa do júri, constituído por um(a) vereador(a) do Município da Batalha, um elemento da direção do Agrupamento de Escolas da Batalha, a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, a coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas da Batalha, e um(a) escritor(a) ou personalidade da vida cultural e artística da comunidade local. Os três vencedores de cada nível de ensino recebem um cheque livro no valor de 50 euros, 40 euros e 30 euros, respetivamente (primeiro, segundo e terceiro lugares).