Município da Batalha e GNR dão o primeiro passo para a aplicação de sistema de videovigilância no concelho da Batalha

Segunda, 07 De Julho De 2025

Raul Castro, presidente do Município da Batalha, e Pedro Rosa, tenente-coronel e 2.º comandante do Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram no dia 4 de julho, na Sala de Sessões da Câmara Municipal, o protocolo de cooperação que contempla a implementação de um sistema de videovigilância no concelho da Batalha. O documento protocolar incide na instalação de um sistema de videovigilância com a colocação de 23 câmaras nos locais previamente definidos para o efeito, nomeadamente na vila da Batalha e respetivos acessos.

«A gestão das imagens vai ser feita pela GNR de Leiria, na Sala de Situação, que tem com conjunto de ecrãs, que permite monitorizar as manchas florestais e os centros urbanos, e agir em conformidade sempre que for necessário», explicou Raul Castro.

O tenente-coronel Pedro Rosa referiu que o sistema de videovigilância «é uma mais-valia em termos de segurança e que vai complementar o nosso patrulhamento. Convidamos a irem visitar a Sala de Situação de Leiria para verem como funciona neste momento e também como vai funcionar quando tivermos as câmaras colocadas».

De acordo com o protocolo, o sistema de videovigilância tem como finalidades: a proteção da segurança de pessoas e bens, públicos e privados, nas zonas sob vigilância; a salvaguarda da segurança da população local, turistas e visitantes, de forma contínua e permanente; a melhoria das condições necessárias à eficácia das operações de proteção civil a levar a cabo na vila da Batalha; a prevenção da prática de ilícitos criminais e de outros fatores de risco; e a identificação de pessoas para efeitos de apuramento de eventuais responsabilidades criminais.

Top