Mais de 800 alunos do Concelho da Batalha envolvidos em ações de sensibilização ambiental

Segunda, 28 De Janeiro De 2019

Ao longo de todo o mês de janeiro, mais de 800 alunos do Concelho da Batalha participaram na campanha de sensibilização ambiental “Lixo Culpado”, promovida pela SUMA em parceria com o Município da Batalha.

Reforçando os investimentos em educação ambiental, a Autarquia da Batalha tem vindo a desenvolver junto das faixas mais jovens da população, em estreita colaboração com a empresa concessionária dos serviços de limpeza urbana e de recolha de resíduos SUMA, várias campanhas pedagógicas que abrangeram a totalidade dos alunos do 1.º ciclo e do pré-escolar de toda a rede pública concelhia.

“Faça Você Mesmo” e “Lixo Culpado” foram as campanhas realizadas cujos objetivos pretenderam sensibilizar os mais pequenos para a importância da reciclagem, atendendo ao ritmo com que deixamos de dar uso aos objetos, com os inerentes impactos negativos a nível económico, social e ambiental e apresentando a mudança comportamental das famílias e reutilização dos pertences como alternativas sustentáveis para esta problemática.

Os alunos envolvidos receberam, no final das sessões, copos retráteis reutilizáveis, por forma a reforçar a mensagem de sensibilização ambiental junto dos pais e Encarregados de Educação.
No entender de Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “as ações empreendidas ao longo do mês de janeiro nos estabelecimentos escolares do Concelho da Batalha, visam apostar na adoção de práticas ambientais, capazes de maximizar a sua eficiência, através do importante investimento na Educação”.

Para o Autarca, “é imperioso que se adotem mudanças quanto ao paradigma comportamental das famílias, atendendo especialmente ao número elevado de resíduos que são produzidos diariamente, razão pela qual o investimento em ações de sensibilização ambiental revela-se extremamente importante”.