Iluminação pública no Concelho da Batalha com mais 1200 luminárias em Led até setembro

Quarta, 14 De Agosto De 2019

A EDP Distribuição anunciou a substituição de 1200 luminárias de vapor de sódio por tecnologia led até ao final do mês de setembro, numa intervenção que beneficiará as quatro freguesias do Concelho da Batalha.

O projeto, que integra a operação “Investimentos, Manutenção e Redes Inteligentes” da EDP Distribuição, representa um investimento de 155 mil euros, perspetivando-se uma poupança anual estimada de 223.105 kWs, o que em permitirá ao Município reduzir a fatura em iluminação pública em cerca de 35 mil euros.

As intervenções a concretizar pela EDP Distribuição no Concelho da Batalha ao longo de 2019 contemplam investimentos que totalizam, globalmente, 282 mil euros incluindo trabalhos de redução de perdas na rede de baixa tensão e melhoria da qualidade do serviço técnico prestado aos clientes.

Já sem luminárias de mercúrio instalada na rede pública, “o foco nos próximos anos será a otimização das luminárias em led, atendendo à estabilização tecnológica que as novas lâmpadas garantem”, enfatiza o Presidente da Câmara da Batalha, Paulo Santos.

Através da substituição de cerca de 1200 luminárias de vapor de sódio por lâmpadas de elevada eficiência energética, explica Paulo Santos, “a EDP Distribuição presta mais um excelente contributo ao Concelho da Batalha e ao país, atendendo não só à redução da fatura de iluminação pública que a medida proporciona, mas também à otimização da rede de iluminação”.

Aponte-se que em 2012, o Município da Batalha foi selecionado pela EDP Distribuição para participar no projeto piloto a nível nacional “InovGrid”, que consistiu na instalação no domicílio dos clientes de modernos contadores de energia, com sistemas eletrónicos que gestão inteligente de consumo e de comunicação à rede elétrica.

Fotografia: Direitos Reservados