Exposição "Minas de Carvão 1740 - 1950 A Empresa Mineira do Lena"

Quarta, 09 De Fevereiro De 2005

Exposição "Minas de Carvão 1740 - 1950 A Empresa Mineira do Lena"Foi inaugurada no passado dia 1 de Fevereiro e ficará patente na Galeria de Exposições Mouzinho de Albuquerque, Vila da Batalha, durante todo o mês, a Exposição "Minas de Carvão 1740 - 1950 A Empresa Mineira do Lena".
Durante o acto da inauguração, serão declamados alguns poemas e fados, por antigos mineiros ainda vivos do Concelho da Batalha.
Resultando de um amplo trabalho de pesquisa efectuado no Arquivo Histórico Municipal da Batalha, a mostra reúne ainda parte do espólio da exposição efectuada no Museu Municipal de Porto de Mós no ano transacto, denominada "Empresa Mineira do Lena 1740 - 1950".
A exposição preparada, apresenta diverso material (documentos escritos, desenhos técnicos, entre outros), alusivo à temática da exploração das minas de carvão no Concelho da Batalha, e, por inerência, de um conjunto de projectos directamente ligados a si, como por exemplo a instalação da central termoeléctrica ou a criação do caminho-de-ferro na Batalha.
Dividida por sete áreas, a exposição "Minas de Carvão 1740 - 1950 A Empresa Mineira do Lena" apresenta-se como uma mostra que pretende assinalar a importância que a indústria mineira relevou para o Concelho, abordando-se, neste caso, como aliás figura no título, a Empresa Mineira do Lena. Considerada a maior empresa do Distrito, contando no seu activo com cerca de quatro mil funcionários entre mineiros, pessoal oficial e escriturários, a empresa atingiu o seu auge durante a II Guerra Mundial (1939-1945), com a exploração do carvão nas minas de Alcanadas e Golfeiros (Batalha), Bezerra, Cabeça Veada e Tojal (Porto de Mós), em que a qualidade da matéria prima era sobejamente reconhecida.
Com o final do grande conflito, a Empresa Mineira do Lena devido ao não consumo do carvão, entra em crise. João Monteiro Conceição, principal impulsionador da empresa e engenheiro de profissão, "sonha" com a construção da primeira fábrica de automóveis de Portugal, a IPA - Indústria Portuguesa de Automóveis. Existe ainda um protótipo do veículo, datado de 1955.
"Minas de Carvão 1740 - 1950 A Empresa Mineira do Lena" poderá ser visitada de 1 a 28 de Fevereiro na Galeria Mouzinho de Albuquerque, nos seguintes horários: Segunda a Sexta-Feira: 14h00-17h00, Sábados e Domingos: 14h30-18h00.
A entrada é gratuita.