Exército e Autarquia prestam homenagem a Mouzinho de Albuquerque

Sexta, 12 De Julho De 2019

A Praça Mouzinho de Albuquerque recebe no próximo sábado, 20 de julho, às 11h30, mais uma homenagem ao Patrono da Arma de Cavalaria, Joaquim Mouzinho de Albuquerque. A iniciativa, organizada pela Arma da Cavalaria do Exército, através do Regimento de Cavalaria nr. 6, de Braga, com o apoio da Autarquia, contará com diversas intervenções e um desfile da força em parada.

Integrada nas comemorações, decorrerá às 10h30, na Galeria do Posto de Turismo, a inauguração de uma exposição evocativa do antigo e distinto militar, bem como o lançamento de uma revista temática sobre Mouzinho de Albuquerque, numa edição do Jornal do Exército.

Refira-se que Joaquim Mouzinho de Albuquerque, nascido na Quinta da Várzea, na Batalha, foi um distinto militar português, cuja intervenção e sentido estratega ficou bem patente na Batalha de Macontene (Moçambique).

Sobre a cerimónia evocativa a realizar na Vila da Batalha, Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal, aponta que homenagear Joaquim Mouzinho de Albuquerque na sua terra natal “significa prestar um contributo à História de Portugal e a um dos militares mais ilustres do país”.