Estudo confirma que intervenção na frente do Mosteiro regista reduções sonoras muito significativas

Terça, 14 De Agosto De 2018

A Câmara Municipal da Batalha recebeu esta segunda-feira um estudo técnico realizado pelo Laboratório de Ruído e Vibrações que confirma a evolução positiva dos níveis do ruído na zona do Mosteiro da Batalha, face a igual análise realizada em 2014, o que permite evidenciar que no espaço em redor entre a estrada e o monumento, os parâmetros medidos, cumprem atualmente os valores regulamentares, já que se situam abaixo de 65 dB(A) e 55 dB(A), respetivamente.

As medições realizadas expressam reduções de 9 e 10 dB(A), respetivamente no descritor das 24 horas (Lden) e no descritor noturno (Ln). São valores muitos expressivos que representam “uma evolução muito positiva na proteção do mosteiro da Batalha, que é Património Mundial da UNESCO há mais de 30 anos", refere Paulo Batista Santos, presidente da câmara municipal da Batalha.

Também as vibrações foram avaliadas e registam igualmente uma evolução muito favorável e hoje os níveis medidos permitem concluir, por exemplo, “que as vibrações, de caracter continuado, registadas durante o ensaio realizado, provocadas pelo tráfego rodoviário no IC2/N1, apresentaram valores de vibração inferiores ao valore limite máximo estabelecidos pela norma DIN 4150-3, pelo que não há risco de dano no edifício decorrente da estrada”.

De igual forma a avaliação de incomodidade devida a vibrações, indicador considerado muito relevante face à presença de milhares de visitantes no monumento (o 3º monumento mais visitado de Portugal), os técnicos consideram ter havido uma redução significativa da propagação de vibrações passando este efeito a estar abaixo do limiar de sensibilidade.

O autarca recorda que “este projeto foi realizado em estreita parceria com a Direção-geral do Património Cultural, a concessionária Infraestruturas de Portugal e ainda teve financiamento da União Europeia, para além do apoio da Assembleia da República, do Governo e de muitas personalidades nacionais e estrangeiras, a quem o Município da Batalha agradece e felicita pela coragem de nos ajudarem a fazer um projeto único em termos nacionais, na defesa de um património também ele singular”.

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, resultou do cumprimento de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota, travada a 14 de Agosto de 1385, que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal. Por esse facto, o Dia do Município da Batalha é comemorado a 14 de agosto, data que este ano é assinalada através da conclusão deste importante projeto para a preservação do mosteiro da Batalha.