Dia Nacional da Juventude assinalado com inauguração de campos de Padel e lançamento de prova nacional de Trail com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

Quarta, 24 De Março De 2021

A Câmara Municipal da Batalha vai assinalar o Dia Nacional da Juventude, no próximo sábado, dia 27 de março, com a inauguração dos campos municipais de Padel e o lançamento de prova nacional de Trail, organizado pela Associação Trail Running de Portugal, prova a realizar-se no dia 11 de abril na Pia do Urso, São Mamede (Batalha).

Presente nas iniciativas o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, uma vez que as ações visam conciliar “o papel do desporto na promoção de comportamentos sustentáveis dos jovens, bem assim potenciar a criação de um Centro Nacional de Trail na Batalha”, esclarece o Presidente da câmara, Paulo Batista Santos.

O complexo desportivo batalhense irá passar a contar com dois novos campos de Padel, num investimento que se espera rondar os 155 mil euros, contemplando os dois recintos e um sistema de iluminação que permitirá os praticantes jogar à noite.

A prova do Campeonato Nacional de Trail a realizar no Concelho da Batalha, mais especificamente na aldeia da Pia do Urso, freguesia de São Mamede, é promovida pela Federação de Atletismo e pelo Atlético Clube de São Mamede (Trilhos do Pastror), na disciplina de corrida em trilhos, irá decorrer no dia 11 de abril, com a especificação que os vencedores masculino e feminino absolutos integrarão a Seleção Nacional de Trail que representará Portugal no Mundial de Trail, a realizar na Tailândia em novembro.

“Investir no desporto e mobilizar os jovens para as alterações ambientais e promoção do turismo da natureza, são objetivos municipais que agora conhecem um forte estímulo no Concelho da Batalha”, sublinha o autarca da Batalha.

Recorde-se que a 28 de março comemora-se o Dia Nacional da Juventude, efeméride que está associada à ambição da juventude por uma vida melhor. Foi nesse dia que, em 1947, milhares de jovens realizaram um acampamento pela paz, pela liberdade e pela democracia, em São Pedro de Moel.

Devido aos constrangimentos da pandemia de Covid-19, estas iniciativas são reservadas às delegações oficiais, representantes dos clubes de atletismo e da Federação Portuguesa de Atletismo e imprensa, com início previsto às 10 horas na Zona Desportiva da Batalha e às 11 horas na Aldeia da Pia do Urso, sendo posteriormente divulgado nas redes sociais da Câmara Municipal, no domingo, dia 28 de março.