Contas de 2019 apresentam resultado de exploração positivo de 2 milhões

Terça, 23 De Junho De 2020

“O Município da Batalha regista indicadores de uma situação económica e financeira equilibrada – por exemplo, o cash-flow gerado em 2019 (1.999.518 euros) é superior ao valor total das dívidas a terceiros a curto prazo existentes a 31/12/2019, que ascendiam a 1.406.902 euros. Assinala-se, também, o facto de o rácio de autonomia financeira apresentar um valor bastante significativo, a rondar os 70%”, pode ler-se no relatório do auditor.

O prazo médio de pagamentos situa-se em 16 dias, o que coloca o Município da Batalha nos níveis mais baixos do ranking do setor autárquico, à data de 31 de dezembro de 2019, não registando ainda quaisquer dívidas em atraso.

A taxa de execução orçamental situa-se em 86,4%, o que reflete um desempenho positivo e acima do valor de referência previsto na Lei das Finanças Locais (85%), bem assim apresenta um desempenho económico estruturalmente equilibrado, o Município mantém a sua capacidade de assegurar a cobertura das despesas de funcionamento (obrigatórias), através de receita própria.

A Receita fiscal regista uma ligeira diminuição de -1,9%, face ao ano anterior, reflexo da política de estabilidade fiscal do Município, bem assim da execução orçamental de 2019 com um reforço do investimento nas áreas da Educação (23%) e do Ambiente (29%).

“Com um endividamento municipal praticamente residual e dispondo de uma elevada capacidade de execução de fundos europeus, o Município poderá encarar o seu futuro com otimismo”, refere o autarca da Batalha, Paulo Batista Santos.