Câmara da Batalha encerra o ano de 2019 com um saldo orçamental positivo de 1,3 milhões de euros

Terça, 14 De Janeiro De 2020

A Câmara Municipal da Batalha registou, em 2019, um montante superior a 15 milhões de euros ao nível da execução orçamental o que revela um forte esforço no investimento e encerra o ano com um saldo global transitado para 2020 no valor de 1.344.486,06€, um valor que representa uma melhoria de 15,6%, face ao saldo do ano anterior (1.163.143,61 €).

Tendo em conta a sua especificidade no que se refere à utilização do saldo pela administração local, esta componente da receita pode ser disponibilizada para o cálculo dos fundos disponíveis e utilizada pela Câmara Municipal da Batalha para dotar de meios financeiros novos projetos para 2020, sendo desde já totalmente financiado o projeto de requalificação do antigo campo de futebol para Parque de Eventos Santa Maria da Vitória, uma empreitada que ascende a 1,2 milhões de euros e que irá reabilitar uma área degradada junto ao Mosteiro da Batalha.

Neste domínio, e na sequência do Plano e Orçamento aprovados para 2020, este valor libertado será também orientado para garantir a participação municipal em novas candidaturas a fundos europeus, com destaque para os projetos de mobilidade suave (ecovia e ciclovia), para além dos recentes projetos de requalificação urbana no centro histórico do Reguengo do Fetal e a concretização do programa em parceria com o Politécnico de Leiria de adaptação de edifícios históricos para residências para estudantes.

Para o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, "o ano de 2020 começa com sinais positivos quer nos indicadores de atração económica, turismo e emprego, quer na saúde financeira da Câmara que lhe permite fazer face aos grandes desafios dos fundos comunitários do Portugal 2020".

“Entendo que o objetivo de um Município não é gerar lucros, mas antes ter uma gestão equilibrada de recursos, pelo que importa salientar que o valor do saldo apurado em 2019 encontra-se em linha com os anos anteriores, tendo em conta a opção assumida pelo executivo de redução da carga fiscal sobre os munícipes, através da diminuição dos impostos, tarifas e taxas municipais, bem assim assegurar o pagamento a tempo aos seus fornecedores”, acrescenta o Autarca da Batalha.