Câmara da Batalha apoia bombeiros locais para remoção de amianto do quartel

Segunda, 25 De Novembro De 2019

A Câmara Municipal da Batalha deliberou hoje, na sua reunião ordinária, a atribuição de um subsídio no valor de 50 mil euros, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha para a remoção das telhas de fibrocimento da cobertura do edifício sede e quartel, que contêm amianto na sua composição.

O amianto, uma fibra natural mineral cujas propriedades de resistência e durabilidade impulsionaram a sua corrente utilização na construção em Portugal entre os anos 1950 a 1990, revelou-se uma substância de elevada perigosidade.

“É uma preocupação que nos foi transmitida pelos Bombeiros e que, no imediato, decidimos resolver", assume o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, adiantando que a urgência de serem retiradas as telhas de fibrocimento se agravou ainda mais depois de se verificar que algumas se encontram a "desfazer-se", o que, comprovadamente, representa um risco para a saúde dos utilizadores do Quartel de Bombeiros.

Refira-se ainda a este propósito que, desde 2014, o Município da Batalha implementou um programa de empreitadas para substituição das coberturas em fibrocimento em todas as escolas municipais e armazém municipal, no valor total de cerca de 250.000 euros.

“As missões desenvolvidas pelos corpos de bombeiros das associações humanitárias de bombeiros voluntários revestem-se de inequívoco interesse público, pelo que justifica-se o apoio municipal na melhoria das condições de atuação e salvaguarda da saúde dos Voluntários”, refere o Edil da Batalha.

Refira-se ainda que as instalações do Quartel da Batalha, objeto de intervenção, têm tido uma utilização intensa ao longo dos últimos anos com atividades desportivas de clubes, escolas, grupos em diversas faixas etárias e atividades recreativas.

O Município vai, assim, apoiar integralmente o projeto apresentado pelos Bombeiros da Batalha, para substituição do telhado do Quartel, que ainda possui chapas de fibrocimento (que têm na sua constituição amianto), por chapas metálicas do tipo sandwich, numa área de cerca de 900m2, cujo custo estimado ascende a 50.000,00 euros.