Câmara da Batalha adquire imóvel histórico para residência de estudantes

Terça, 09 De Outubro De 2018

A Autarquia da Batalha vai adquirir o imóvel conhecido por “Casa da Obra”, localizado na rotunda das Brancas (EN 356), Freguesia da Batalha, onde será instalada uma residência para estudantes. A decisão, resulta de uma parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, que visa a concretização de um projeto de residências de estudantes em parceria, cujos últimos dados publicados apontam para rácio de cobertura dos alunos deslocados face às camas disponíveis de apenas 14%.

O imóvel em causa e o terreno adjacente contam com uma forte carga histórica para os batalhenses, atendendo às diversas utilizações que o edifício registou ao longo dos anos, com especial destaque para o período do pós 25 de abril, onde ali foram acolhidas algumas das famílias regressadas das ex-colónias ultramarinas.

O mesmo imóvel já havia sido utilizado aquando da origem da Empresa Mineira do Lena, entidade responsável pela gestão do Couto Mineiro do Lena, tendo servindo, inclusivamente, de residência aos encarregados das Minas das Barrojeiras.

Dotado de uma excelente localização, a aquisição do imóvel e da área circundante representa um investimento do Município de 150 mil euros, destacando-se as grandes dimensões do edificado e a proximidade às principais vias rodoviárias que ligam a Batalha a Fátima e a Porto de Mós.

No que concerne à construção da residência para estudantes, a Autarquia da Batalha pondera financiar este projeto através do recurso ao programa IFRRU 2020, um interessante instrumento financeiro que mobiliza as dotações aprovadas pelos Programas Operacionais Regionais (POR), do Continente e das Regiões Autónomas e do programa temático Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), do PORTUGAL 2020, com os objetivos de revitalizar as cidades, apoiar a revitalização física do espaço dedicado a comunidades desfavorecidas e apoiar a eficiência energética na habitação.

O IFRRU 2020 tem uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros.

No entender de Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “a aquisição deste imóvel representa para a Autarquia a preservação de um legado de memória que é bastante representativo para os Batalhenses”.

O Autarca defende que a instalação de uma residência para estudantes na Batalha, resultado da parceria entre o IPL e o Município, “constitui mais um projeto de grande interesse para a Batalha e para a região”.