Batalha investe na mobilidade suave através de novas ciclovias e projeta um novo interface para autocarros e veículos elétricos

Terça, 19 De Fevereiro De 2019

Na sequência da aprovação dos Planos de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), abriram candidaturas para a implementação física das ações aprovadas, sendo o objetivo específico desta prioridade de investimento apoiar mobilidade urbana sustentável e a descarbonização dos territórios.

Estas candidaturas visam financiar operações enquadradas na prioridade de investimento 4.5 (4e) - Promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, desde que identificadas no PAMUS respetivo, sendo elegíveis, entre outras, candidaturas de (1) projetos de construção de ciclovias ou vias pedonais, (2) aquisição de equipamento para sistemas de gestão e informação para soluções inovadoras de transporte, e (3) outras intervenções em espaço público que promovam a pedonalização dos centros urbanos e a adoção de práticas de mobilidade suave que garantam o direito à mobilidade de todos os cidadãos, em particular cidadãos com mobilidade reduzida.

O Município da Batalha prepara candidatura às três tipologias, num investimento global de cerca de 700 mil euros que será entregue na entidade de gestão Centro 2020 até ao próximo dia 29/03/2019, data limite para a 1ª fase de apresentação de candidaturas.

Como principais investimentos refira-se a Ecovia “Vale do Lena ao Collipo” – pista clicável e pedonal na margem do Lena – De Porto de Mós ao centro da Vila da Batalha e até ao limite do concelho de Leiria. A criação de Pontos bike sharing (Zona Desportiva da Vila, Residência de Estudantes, Centro Cívico da Golpilheira, Agrupamento de Escolas da Batalha e Zona Histórica da Vila) e a construção de um novo Interface multimodal da Vila da Batalha (Paragem de autocarros, bike sharing e ponto de recarga de veículos elétricos).

Encontra-se ainda previsto uma intervenção de beneficiação de percursos pedonais com vista à acessibilidade universal entre o Largo do Mosteiro da Batalha e a envolvente do Pavilhão Multiusos da Batalha, com adaptação de instalações sanitárias a pessoas com mobilidade reduzida.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos, “estes projetos concretizam uma ambição local de melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade na Batalha, sobretudo para os milhares turistas que todos os anos nos visitam”.
Igualmente relevante é a parceria que estamos a realizar com os municípios vizinhos de Porto de Mós e Leiria, com o objetivo de criar um percurso seguro para utilização dos modos suaves de deslocação na ligação entre a Batalha e os concelhos limítrofes, beneficiando os movimentos pendulares interconcelhios existentes entre as localidades, possibilitando contribuir para a redução do tráfego automóvel nas vias rodoviárias de atravessamento do concelho. Desta forma diminuir-se-á o volume de tráfego automóvel, criando-se condições para deslocações em segurança, a pé ou em bicicleta, potenciando a deslocação em modos suaves nos movimentos diários da população.

Destaca-se a possibilidade deste projeto servir como alternativa pendular aos alunos que venham a utilizar as Residências para Estudantes a localizar em Freiria e Praça Mouzinho de Albuquerque (Batalha) e que estudem no Politécnico de Leiria. De igual modo, serve o Agrupamento de Escolas da Batalha, principal pólo educativo do concelho.