Batalha cria projeto-piloto “Biblioteca em Casa” de promoção da leitura junto da população com dificuldades de mobilidade

Segunda, 22 De Outubro De 2018

A autarquia da Batalha leva cultura e carinho a casa dos idosos do Concelho. Entre livros e conversas, o novo projeto da biblioteca municipal, que vai arrancar nos próximos meses de novembro e dezembro, pretende aquecer muitos corações, fazendo dos livros verdadeiras pontes de afeto e inclusão.

A Biblioteca Municipal lançou um novo projeto que alia a promoção do livro e da leitura ao combate à exclusão social e à solidão. “Biblioteca em Casa” é nova iniciativa da Câmara da Batalha que todos os meses leva livros, filmes e muito amor a todos os idosos do concelho.

Visando democratizar o acesso à informação, educação e cultura, os técnicos da biblioteca visitam os idosos, pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, entregando-lhes as suas obras e filmes preferidos, de acordo com o inquérito realizado previamente junto desta população.

Num profícuo trabalho em rede, com o Gabinete de Ação Social da autarquia e as IPSS do concelho, o projeto pretende chegar a dezenas de seniores de todas as freguesias, muitos deles a viver sozinhos e que encontram nos livros um refúgio para os problemas quotidianos, em cada obra um amigo, colmatando a solidão.

Cumprindo a missão, visão e objetivos da Biblioteca Municipal José Travaços Santos, esta é mais uma iniciativa levada a cabo pela autarquia batalhense, realizando um dos maiores desígnios do Município, a promoção da inclusão social, da cultura e do conhecimento, destinando-se a quem efetivamente mais precisa, num verdadeiro abraço solidário.

«Eu não tenho tempo para ir à biblioteca requisitar. Tenho o marido para tratar, a casa e um neto que vive comigo», «é a resposta que muitas vezes ouvimos das pessoas», refere o Autarca da Batalha, Paulo Batista Santos.
«Com esta iniciativa, de levar a biblioteca municipal à casa das pessoas pretendemos promover a leitura, mas sobretudo levar este Natal uma mensagem solidária junto daqueles que por alguma razão estão sozinhos ou impedidos de sair da sua habitação ou local de residência», acrescenta o Presidente da Câmara Municipal da Batalha.

O projeto-piloto da “Biblioteca em Casa” irá arrancar já em novembro e pretende inicialmente abranger cerca de duas dezenas de utentes com dificuldades de mobilidade indicados pelo Gabinete de Ação Social da Câmara da Batalha, em parceria com as associações e instituições particulares de solidariedade social do concelho.

Imagem: Direitos reservados