Autarquia vai distribuir máscaras de proteção à Comunidade e cria plataforma online “BatalhaONLife”

Segunda, 06 De Abril De 2020

O Município da Batalha, em colaboração com empresas de confeção e comércio locais, irá distribuir gratuitamente máscaras de proteção individual e outros materiais de proteção através da plataforma on-line “Batalha ONLife” para todas as famílias e a todos os profissionais que se enquadrem nos grupos de risco, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), enquanto durar a pandemia da covid-19.

O uso de máscaras, a par de outras medidas de proteção pessoal e de distanciamento social, segundo vários especialistas, podem minimizar a disseminação do vírus e salvar vidas, o que na opinião do Município da Batalha sugere a implementação de ações de distribuição de tais proteções junto da Comunidade, como medida de saúde pública, em particular para as famílias e a todos que se enquadrem nos designados grupos de risco, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde.

Nesse sentido, se pronunciou, por exemplo, o Presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP), Professor Fausto Pinto que defendeu estar “demonstrado que a utilização das máscaras diminui o potencial de contaminação”.

No Município da Batalha existem empresas nas áreas da confeção e comércio de vestuário que apresentam condições de produção de máscaras de proteção, com capacidade produtiva para assegurar a distribuição de máscaras de proteção individual pela Comunidade.

Neste domínio, a Câmara Municipal da Batalha já tem em curso um conjunto de serviços à população, seja ao nível de entrega ao domicílio de produtos alimentares, medicamentos e gás butano, para pessoas com mais de 65 anos, seja no apoio da renovação de receituário para os utentes da Unidade de Saúde local.

Para melhor gestão, acessibilidade e rigor na atribuição dos vários apoios já implementados pela autarquia, a Câmara Municipal vai disponibilizar uma plataforma on-line, designada por “Batalha OnLife” que vai agregar a informação e registar as necessidades dos munícipes.

Pretende-se ainda criar dinâmicas de voluntariado que suportem os vários apoios no terreno e que se alarguem às instituições particulares de solidariedade social, entidades na área da Saúde e da proteção civil municipal, pelo que a plataforma também irá permitir o registo do voluntariado local.

Para o autarca local, Paulo Batista Santos, “a distribuição de equipamentos de proteção à população tem por objetivo a prevenção e mitigação à covid-19, mas também o projeto “Batalha ONLife”, visa ser estímulo para Comunidade, um hino à vida, um espaço de solidariedade e um apelo à resiliência de um povo empenhado em superar as dificuldades geradas pela situação de pandemia da covid-19”.

A Câmara Municipal prevê iniciar ainda esta semana a distribuição generalizada dos equipamentos proteção e o registo na plataforma online das necessidades, tendo já em stock em vários produtos de proteção, com destaque para 100 mil luvas de proteção, viseiras, gel desinfetante e capacidade para entregar semanalmente mais de 5000 máscaras de proteção individual, na sequência de parceria realizada com 3 empresas de confeção e grossistas de material de proteção.

Top