Autarquia lança concurso de ideias para a requalificação do centro cívico da Golpilheira

Sábado, 25 De Janeiro De 2020

A Câmara Municipal da Batalha leva a 3ª edição do Prémio Municipal de Arquitetura “Mateus Fernandes” à freguesia da Golpilheira, com o objetivo de requalificar o Centro Cívico do lugar, atribuindo um prémio de 5 mil euros ao projeto vencedor, numa intervenção que se estenderá às zonas mais degradadas do lugar e cujo processo de decisão pretende envolver a população.

A área de intervenção incide na Rua Padre Dr. Joaquim Coelho Pereira, bem como na Rua Principal junto à Igreja Nossa Senhora de Fátima, nas Escadinhas dos Mestres, e no acesso às pracetas, largos e edifícios de cariz público que nela intervêm, como o Largo Afonso Maria Coelho Pereira onde se encontra a Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, o Salão de Festas da Comissão da Igreja da Golpilheira, entre outros, onde se realizam as principais atividades da freguesia.

Recorde-se que o Prémio Municipal de Arquitetura “Mateus Fernandes” destina-se a premiar projetos de edificações novas, conjuntos e espaços verdes de utilização coletiva cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam relevantes, assim como obras de recuperação e reabilitação cujo projeto mereça destaque pelo respeito do património edificado e/ou boas práticas sustentáveis.

Dividido nas categorias de Edificações, Espaços Exteriores de Uso Público e Boas práticas de Sustentabilidade; o concurso de ideias permitiu premiar na edição anterior a reabilitação do espaço público na freguesia de Reguengo do Fetal, possibilitando uma reflexão acerca da preservação da memória do lugar, das suas tradições, e da necessidade de reposição de um novo marco na história.

Na presente edição propõe-se o mesmo modelo de operação na freguesia da Golpilheira, promovendo uma estratégia de desenvolvimento e reabilitação urbana equilibrada, ao nível do concelho.

A apreciação das propostas de requalificação ficará a cargo do júri do concurso que integra técnicos qualificados e representantes da freguesia, bem assim esta edição contará com uma comissão de acompanhamento do projeto constituída por representantes das principais intuições da freguesia, onde pontificam o Centro Recreativo, Assembleia de Freguesia e Comissão da Igreja, uma vez que a intervenção prevista irá envolver espaços que acolhem ações destas entidades.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos, “o objetivo da requalificação urbana deve chegar às freguesias, já realizamos projetos relevantes em São Mamede, vários na Vila da Batalha e estamos a iniciar a requalificação da Praça do Largo da Fonte no Reguengo do Fetal, seguir-se-á a freguesia da Golpilheira”.

As preocupações com o ambiente urbano assume grande prioridade local, estamos a realizar investimentos importantes neste domínio que valoriza as pessoas e a sua relação com o espaço urbano, assumindo neste contexto um novo paradigma de desenvolvimento”, acrescenta o autarca.

O prazo para apresentação de candidaturas decorre até março, seguindo-se um período de exposição dos trabalhos e de participação pública, estimando-se que o processo seja concluído ainda no primeiro semestre deste ano. Concluído o concurso de ideias, serão desenvolvidos os projetos técnicos e aberto concurso da empreitada para a Requalificação e reabilitação urbana do Centro Cívico da Golpilheira.

Informação complementar:

Cartaz promocional da iniciativa

Edital nr. 03/2020/GAP

Deliberação de Câmara nr. 2020/0017/GAP

Regulamento do Concurso

Planta de Localização da área de intervenção

Termo de Responsabilidade para pedido de cartografia de apoio à escala 1:2000, a remeter para geral@cm-batalha.pt

Todos os interessados poderão contactar o Município da Batalha através do telefone 244 769 110 ou pelo email geral@cm-batalha.pt (Assunto: 3ª edição Prémio Municipal de Arquitetura Mateus Fernandes).