Autarquia investe 600 mil euros em nova creche municipal para apoiar os jovens casais

Segunda, 24 De Fevereiro De 2020

Da responsabilidade da Câmara Municipal da Batalha, o novo equipamento a instalar no lugar da Jardoeira, Freguesia da Batalha, receberá 52 crianças, até aos 3 anos de idade, “em resposta à falta de oferta de creches” e ao aumento de “casais jovens que se têm instalado na Batalha, bem como a crianças de freguesias limítrofes”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos.

A nova creche irá integrar um berçário, uma sala parque equipada com brinquedos adequados para a estimulação sensoriomotora, copa de leites e fraldário, assim como duas salas divididas entre idades (1-2 anos, 2-3 anos) e uma sala de atividades diversas.

A completar a organização do espaço espera-se um espaço polivalente e áreas de recreio exteriores e jardim reservados para as brincadeiras dos mais novos. “Um espaço totalmente equipado e preparado para receber crianças da Batalha, junto a uma importante zona habitacional, e próximo da área de localização empresarial da Jardoeira, cujos residentes, familiares e funcionários das empresas necessitem deste apoio durante o dia”, de acordo com o anteprojeto apreciado pela Câmara da Batalha.

“A nova creche é um passo de grande importância lançado pela Câmara Municipal da Batalha, cujo trabalho se tem destacado nos últimos anos no incremento de novas respostas sociais, e que agora se reforça com a construção de uma creche para apoio de jovens casais e crianças até aos 3 anos de idade. Este apoio vem reforçar o nosso objetivo de construção de projetos cada vez mais relevantes para a comunidade local, contribuindo para a sustentabilidade do Município, pela promoção de boas práticas e iniciativas com impacto na melhoria de vida das pessoas”, acrescenta aquele responsável.

Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha, considera ainda que “este é mais um equipamento que vem reforçar a rede social e educativa do concelho e que se reveste de especial importância num município com população ainda jovem e que regista um ligeiro crescimento demográfico, em larga medida pelas novas famílias de migrantes”.

Este projeto insere-se no Programa Municipal “Crescer Mais”, sendo uma das medidas de apoio às famílias, representando um investimento de cerca de 600 mil de euros.