Autarquia apoia bombeiros voluntários com mais de 120 mil euros

Quarta, 01 De Agosto De 2018

Os Bombeiros Voluntários da Batalha contam este ano com um apoio da Câmara Municipal superior a 200 mil euros. A maior fatia em financiamento direto foi formalizado ontem, na assinatura de protocolo com a direção da associação humanitária do concelho.

Com a assinatura deste protocolo, a corporação de Bombeiros da Batalha recebe 120 mil euros, aos quais acresce o pagamento por parte do município de seguros do pessoal, dirigentes e da equipa de intervenção permanente, como enumerou o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos.

Recorde-se que a associação acabou de adquirir uma nova viatura "topo de gama" de combate a incêndios florestais, também com financiamento municipal e que vai permitir aos bombeiros intervir com maior eficácia nos fogos florestais, numa época que agora conhece maior risco incêndio.

O apoio anual municipal este ano "ultrapassará os 200 mil euros", segundo o Autarca, e é considerado "um contributo importante" para a melhoria das condições de funcionamento dos bombeiros, sobretudo ao nível da resposta às populações sejam na componente da proteção civil, seja na emergência médica, transporte de doentes e apoio humanitário às populações.

O Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, defende que "o Município da Batalha reconhece nos bombeiros locais um apoio fundamental às pessoas e nessa medida entende que a Câmara deve ser um exemplo a nível nacional no que ao apoio aos bombeiros voluntários diz respeito".

"Há um número muito reduzido de municípios que apoiam os bombeiros voluntários como faz o da Batalha", acrescenta o Autarca.

Na mesma ocasião, a Câmara promoveu uma reunião de articulação e apoio à realização do XXI Acareg (Acampamento Regional) da Região Escutista de Leiria-Fátima, onde são esperados cerca de 1500 jovens, a realizar na Quinta do Escuteiro, na Batalha. Esta grande iniciativa da Junta Regional de Leiria tem início a 6 de agosto e prolonga-se até ao fim-de-semana com inúmeras atividades.

Um dos pressupostos desta iniciativa, que se realiza de quatro em quatro anos, é que seja construído um acampamento com todos os serviços básicos para os escuteiros participantes e que, e no final de uma semana intensa de atividades, tudo seja deixado tal como foi encontrado.
“Para a Batalha é um desafio importante receber mais um grande evento jovem, tendo esta realização um carinho e apoio especiais, porque mobiliza os participantes para os valores ambientais que partilhámos”, refere o Autarca batalhense.