Assembleia Municipal aprova Plano de Desenvolvimento Desportivo para 2020 que ascende a 3 milhões de euros

Quarta, 04 De Dezembro De 2019

A Assembleia Municipal aprovou, na passada quarta-feira o Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal da Batalha para 2020, bem como o plano de desenvolvimento desportivo e cultural para os próximos anos, bem assim o respetivo financiamento que ascende a cerca de 3 milhões de euros, contemplando a ampliação para fins desportivos e culturais do Pavilhão Multiusos na Vila da Batalha, a construção de um novo pavilhão gimnodesportivo em São Mamede e ainda de instalação de relvado sintético no Reguengo do Fetal. Estes projetos foram aprovados com os votos favoráveis da maioria do PSD e votos contra das bancadas do PS e CDS.

As Grandes Opções do Plano para 2020 do Município da Batalha apresentam como grandes objetivos do investimento o Ambiente (Redes de infraestruturas de água e saneamento, eficiência energética), a Reabilitação Urbana (PARU da Vila da Batalha, Reguengo do Fetal e Golpilheira), a Coesão Social e Educação (Apoios à 1ª infância, Programas Educativos de Combate ao Insucesso Escolar, Desportos e Cultura para Todos).

As Grandes Opções do Plano consolidam as grandes linhas de atuação municipal, de acordo com a estratégia clara e consistente que aposta na reabilitação urbana, na coesão social e territorial das freguesias, na educação, no acolhimento empresarial, na cultura e na localização empresarial.

A transição energética e a eficiência energética apresentam uma opção estratégica do Município para a sustentabilidade ambiental e para a sustentabilidade energética com a concretização de diversas empreitadas e projetos neste setor. A nível da mobilidade suave a Câmara irá desenvolver dois projetos de referência: a Ecovia do Vale do Lena e a Ciclovia Urbana na Batalha.

Recorde-se que, pela primeira vez, o orçamento municipal ultrapassa os 17,6 milhões de euros, facto que se deve essencialmente ao grande volume de investimento comparticipado por fundos comunitários, que corresponde a cerca de 12 milhões de euros, e pelas novas competências municipais no âmbito da descentralização da educação.

“Em 2020, o Município da Batalha vai avançar com a Agenda da Inovação (Plano Estratégico – Batalha 2030), preparando o concelho para os novos desafios e estratégias municipais para o novo quadro plurianual comunitário, bem assim o ambiente e a prática desportiva terão um forte incremento, como fatores de sustentabilidade e promoção de hábitos de vida saudáveis”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos.